Pesquisar
Close this search box.

Guajará-Mirim

Operação da PF acaba com esquema que funcionava no Detran para baixar gravames tributários

Guajará-Mirim

Veículos eram comprados com descontos e revendidos com lucros

 

A operação deflagrada hoje pela Polícia Federal, batizada de “Overdrive”, que cumpriu mandados em Vilhena e em duas cidades de Mato Grosso (Comodoro e Campos de Júlio), investiga um esquema que envolve despachantes e servidores públicos.

Funciona assim: uma pessoa ou empresa adquire um veículo (geralmente caminhão) e registra em nome de firmas instaladas em área de livre comércio, caso de Guajará-Mirim, em Rondônia. Com isso, obtém quase 30% de desconto, já que vários impostos que incidiriam sobre o bem adquirido deixam de ser cobrados.

Porém, no documento do veículo consta uma série de restrições, mas servidores de órgãos de trânsito acessam os sistemas e apagam essas informações, liberando o caminhão para ser vendido. O preço cobrado sem as restrições garante lucro para os autores da fraude.

Em nota na qual deu detalhes da investigação, a própria PF informa que os servidores envolvidos na fraude foram afastados e que já há mais pessoas sendo alvos das apurações. CONFIRA ABAIXO, na íntegra.

A Polícia Federal deflagrou na data de hoje (07.03) a segunda fase da operação Overdrive, com mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Vilhena.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Vilhena, Comodoro/MT, Campos de Julio/MT.

A operação investiga a compra de veículos automotores com desconto de tributos por meio da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim para posterior revenda, com ou sem o uso pelas transportadores envolvidas.

O esquema potencialmente utiliza despachantes e servidores públicos de órgãos de trânsito para a baixa de gravames tributários registrados nos documentos dos veículos para que sua venda possa ser feita por valores de mercado e por pessoa de boa fé, com lucro, portanto, para os envolvidos.

Com a deflagração da operação, três servidores de órgãos de trânsito na região foram afastados de seus cargos e também há ordem judicial para que os envolvidos não se comuniquem, além dos já mencionados mandados de busca que servirão para angariar provas dos possíveis crimes de falsificação de documentos, sonegação fiscal e inserção de dados falsos em sistemas.

A Polícia Federal informa, ainda, que as investigações continuam já que há uma considerável quantidade de envolvidos e grande número de veículos que foram objeto de fraude, segundo se apurou até o presente momento.

Overdrive é a denominação que se dá a uma das marchas de veículos de transporte que economizam combustível.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Guajará-Mirim

FESTIVAL E CULTURA: Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Publicados

em

O Duelo na Fronteira, promovido pelo governo de Rondônia, tem se consolidado como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região, trazendo impacto direto na economia local. Durante os dias do festival, Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no fluxo de visitantes, gerando renda, emprego e oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do impacto econômico imediato, o evento contribui para fortalecer a imagem da região como um destino turístico atrativo, incentivando investimentos e parcerias a longo prazo. “O sucesso do festival Duelo na Fronteira é prova de como a cultura e o turismo podem ser poderosas ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Os hotéis da cidade estão com lotação máxima, enquanto moradores aproveitam a alta demanda para alugar casas e quartos. “Desde o anúncio do festival, todos os nossos quartos foram reservados. Muitos clientes, inclusive, começaram a nos procurar meses antes para garantir hospedagem”, afirmou João Silva, gerente de um dos principais hotéis da cidade.

O setor gastronômico também colhe frutos. Restaurantes, lanchonetes e food trucks tiveram aumento no movimento. “Nunca vendemos tanto em tão pouco tempo! É uma oportunidade única para mostrar o que Guajará-Mirim tem de melhor e fidelizar clientes”, disse Maria Fernanda, proprietária de uma tradicional lanchonete local.

O festival projeta, ainda, o mercado informal. Artesãos, vendedores ambulantes e taxistas relataram um crescimento no faturamento. “Montei uma barraca no festival e vendi tudo no primeiro dia. E já corri para repor o estoque”, frisou Ana Paula, artesã que trabalha com artigos em couro e madeira.

EMPREENDEDORISMO 

Outro destaque da programação é a Feira do Empreendedor, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Com uma estrutura moderna e planejada, a Feira tem sido um ponto estratégico para pequenos empreendedores divulgarem produtos e serviços para centenas de visitantes do evento. “A missão é oferecer oportunidades aos empreendedores locais expandirem os negócios. O evento é uma vitrine para o talento e a criatividade da região”, destacou o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, o festival é um exemplo de como o investimento em cultura traz benefícios amplos à sociedade. “O Duelo na Fronteira vai além do entretenimento, movimenta toda a cadeia produtiva, desde o turismo até o comércio local, além de gerar emprego e renda para população. Eventos como esse, mostram que a cultura é uma força econômica poderosa e que devemos continuar fortalecendo essas iniciativas”, destacou.

O festival celebra a diversidade cultural da região, e também reforça a importância de iniciativas que promovam a integração entre cultura e economia, beneficiando toda a comunidade. A união entre as ações da Sejucel e Sedec consolida o evento como um modelo de fomento econômico e desenvolvimento local.

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA