Polícia
Operação Lei Seca é intensificada em Porto Velho; ações têm combatido embriaguez ao volante e prendido foragidos da Justiça
Polícia
Durante abordagem na Operação Lei Seca na última sexta-feira, 4, à noite realizada na rua Sucupira, bairro Nova Floresta, zona Sul de Porto Velho, os agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) abordaram um condutor visivelmente sob efeito alcoólico. Ao fazer o teste do etilômetro foi constatado 0,92 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, caracterizando crime de trânsito. O homem foi conduzido à Central de Polícia onde foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor com pena a ser cumprida até 2034.
O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, afirmou que a operação que passou a ser mais dinâmica e com resultados mais eficientes tem conseguido grandes feitos durante as ações, como abordar pessoas procuradas pela Justiça.
“No Brasil a lei é clara, tolerância zero para quem ingere bebida alcoólica e insiste em dirigir, mas infelizmente muitas pessoas continuam subestimando a justiça, entretanto o Detran tem combatido essa prática”, afirmou Ribeiro.
O coordenador da Lei Seca em Rondônia, explica que são muito comuns durante as ações, recuperarem veículos roubados, com restrições judiciais e clonados. “A operação Lei Seca Presente além de retirar o motorista embriagado das ruas, consegue alcançar outros crimes tão grave quanto dirigir embriagado”, afirmou.
Na operação Lei Seca Presente realizada na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, em Porto Velho, foram flagrados 29 motoristas dirigindo sob efeito alcoólico, “um número expressivo de pessoas dirigindo alcoolizadas em nossa cidade, que estavam colocando em risco a própria vida e a de terceiros”, explicou Ribeiro.
Outro fator importante destacado pelo coordenador da Lei Seca, é que as operações estão sendo realizadas com maior frequência nos bairros das zonas Sul e Leste da Capital. O fator surpresa também é predominante para o resultado. Welton Roney explica que no passado a operação era realizada em um único ponto da cidade, com a divulgação da operação nos grupos de whattzapp a ação acabava perdendo efeito.
Agora com mais dinamismo e eficiência a operação pode mudar de endereço várias vezes na mesma noite, nesse final de semana foram realizadas operações na rua Sucupira no bairro Nova Floresta, zona Sul, na rua José Amador dos Reis e na avenida Amazonas, no bairro Agenor de Carvalho, zona Leste de Porto Velho. A dica para quem vai sair para beber bebida alcoólica, é usar outros métodos de locomoção, como carro de aplicativo, carona com quem está sóbrio, táxi enfim, não adianta beber e dirigir, pois o álcool leva um tempo considerável e ainda depende de cada pessoa para ser metabolizado pelo organismo.
A multa para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica é de R$ 2.934,70, se o motorista for reincidente em um prazo de 12 meses o valor da multa é dobrado. A operação Lei Seca foi criada no Brasil para reduzir o número de mortes no trânsito.
Polícia
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.
Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.
O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.
Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.
A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.
Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.
Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.
Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares
Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial
Fonte: PM RO
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE