Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Poder Judiciário de Rondônia recebe cópia de documento histórico do primeiro presidente do TJRO 

TJ RO

WhatsApp Image 2023 11 14 at 18.41.06

As páginas já amareladas pelo tempo do documento impresso datado 23 de outubro de 1975 revelam o pedido de inscrição suplementar do advogado Fouad Darwich Zacharias, oriundo do Estado do Pará, nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil datam o início da trajetória do pioneiro da Justiça de Rondônia. Personagem histórico do Estado, Fouad Darwich é um dos sete samurais fundadores da Justiça de Rondônia. Cópia do documento que faz parte do acervo na OAB Rondônia foi entregue ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Poder Judiciário de Rondônia nesta semana.

WhatsApp Image 2023 11 14 at 18.51.48 1

A documentação de Fouad, que foi inscrito sob o número 07-A na Ordem, inclui Diploma de Conclusão do Curso de Ciências Jurídicas, de 1947, além de outros documentos pessoais. Toda a documentação foi digitalizada em um esforço da OAB-RO para preservar a história do Estado. Natural de Altamira, Pará, estado onde atuou como advogado e depois como promotor público, Fouad se tornaria, em 26 de janeiro, o desembargador responsável por conduzir o Tribunal de Justiça, junto com outros notáveis juristas que ficaram conhecidos como os 7 Samurais do Judiciário de Rondônia: Cesar Montenegro, Clemenceau Pedrosa Maia, Darci Ferreira, Aldo Castanheira, Dimas Ribeiro da Fonseca e Hélio Fonseca.

WhatsApp Image 2023 11 14 at 18.51.54

Ao receber o documento encadernado, na última sessão do Tribunal Pleno Administrativo, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o remeteu ao diretor da Escola da Magistratura, Raduan Miguel Filho, para integrar o acervo do Centro Cultural e de Documentação Histórica do Poder Judiciário, onde poderá ficar exposto para visitação. O presidente do TJRO agradeceu à OAB pelo gesto de entrega do documento, de grande importância para a história da Justiça e do Estado.

Neto de Fouad Darwich, o juiz do TJRO, Bruno Darwich, destaca a importância histórica do avô, definido por ele como “um desbravador idealista”, para o Judiciário rondoniense. “Sua trajetória se confunde com a história das instituições jurídicas”, pontua, ao lembrar que o avô também foi o primeiro presidente da OAB e primeiro procurador-geral do Estado, antes de receber a missão do então governador, Jorge Teixeira, de fundar a Justiça de Rondônia.

Assessoria de Comunicação Institucional

JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA