Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Polícia Civil de Rondônia alerta sobre golpes que acontecem durante o final do ano e como evitá-los

Polícia

Comércio passa a ser bastante movimentado, por conta do pagamento de 13° salário e dos festejos de fim de ano

Com a aproximação do final do ano, o comércio passa a ser mais movimentado por conta das festividades, onde as pessoas circulam para fazer compras, viajar, além de trocar o veículo antigo por um novo. Com o dinheiro circulando pelo comércio, atrai a atenção de golpes aplicados por estelionatários, que veem a oportunidade de aplicar o crime contra a sociedade. A Polícia Civil de Rondônia, por meio do Núcleo de Combate à Defraudações, faz um alerta para que a população não seja vítima de golpes e levem prejuízos financeiros neste final de ano.

O delegado titular do Núcleo, Swami Otto, faz um relato sobre as práticas mais comuns de golpes que ocorrem nesta época. “É um período em que o comércio se encontra aquecido, com o 13º salário na conta, festas natalinas e a Black Friday, de final de ano. Tudo isso é questão do mercado e justamente nesta época, os crimes de golpes financeiros aumentam, especificamente por telefone e até mesmo, em plataformas digitais”, declarou Swami Otto.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontua que a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio de seus departamentos, “tem atuado firme, para garantir a segurança neste final de ano, trabalhando nas investigações e reforçando as ações para que a população rondoniense não tenha prejuízos”, disse.

GOLPE DO INTERMEDIADOR

Delegado Swami Otto explica sobre as práticas de golpes

Este golpe é praticado por pessoas que utilizam plataformas de vendas, página de vendas em redes sociais, onde um anúncio verdadeiro é clonado, com um preço mais atrativo e a partir de então, com a publicação, os interessados começam a aparecer e o golpista, passa a ser o intermediador da negociação.

Para o verdadeiro vendedor, o golpista diz que está interessado em comprar, e ao verdadeiro comprador, está interessado em vender. “O golpista então se coloca no meio, de forma que até se encontram, mas sem conversar com outros que existe essa pessoa em comum e faz com que seja levado dinheiro até a conta indicada pelo mesmo”.

O titular do Núcleo de Combate à Defraudações explica que, “quando as pessoas percebem, o dinheiro já sumiu há muito tempo. Isso é muito comum, pois às vezes a pessoa juntou dinheiro durante o ano inteiro, com o 13º para comprar ou trocar de carro, e no final de tudo, acaba tendo prejuízo por cair no golpes. É preciso tomar muito cuidado com esse tipo de compra”.

População também deve ficar atenta para golpes nas redes sociais, alerta Polícia Civil

DICAS
Swami Otto faz um alerta à população, para que não caia em nenhum tipo de transação feita pela internet. “A orientação é nunca fazer compras em sites não confiáveis, nunca fornecer dados do cartão de crédito para terceiros, e não fazer transferências para contas de pessoas que sejam estranhas à negociação, sempre para quem esteja negociando diretamente, para não haver riscos”.

As redes sociais também viraram canais para a prática de golpes. Swami Otto também chama a atenção para as invasões de contas dos usuários, especificamente no Instagram, onde os golpes praticados pelos criminosos viraram mais rotineiros.

“Hoje são vários usuários que já tiveram seus perfis invadidos, e começam a ser publicados anúncios de vendas de produtos para ajudar alguém, além das tabelas do Pix, com a promessa de que se for mandado um valor pequeno, receberá o dobro ou até mais. Qualquer oferta fácil anunciada pela internet, pode ser considerada golpe”, salientou a autoridade policial.

SEGURANÇA
O titular da Núcleo de Combate à Defraudações, também dá dica de segurança para garantir a proteção dos perfis em redes sociais. “É importante sempre habilitar um código de segurança, com gerenciadores de senhas, e também, nunca deixar como forma de recuperação de senha, o número de telefone, principalmente se for comercial”.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA