Colunistas
Política & Murupi
Colunistas
1.1-Eleições acima do Equador
Danou-se. Nem os institutos de pesquisas mais sérios conseguem chegar a um resultado minimamente aceitável sobre as duas eleições da vez. Lá nos EUA o que parecia ser uma barbada parece que está dando para trás e uma candidata pode cortar de vez a orelha de Trump. Na Venezuela nem mesmo a ameaça de um banho de sangue e coisas que tais estão sendo levadas em conta pelos opositores do Maduro já bem passado e fora do ponto. Por aqui as eleições municipais estão ganhando roupagem nacional. Vida de analista, pitaqueiro, e adivinhador de futuro está cada vez mais difícil.
1.2-A pobreza dos municípios
Os candidatos a prefeitos nas próximas eleições ficam literalmente de mãos atadas quando o tema é segurança pública. O enrosco é muito maior do que se pensa e não existem caminhos ou vias legais para inserir o tema na pauta geral. É no município que tudo ocorre, inclusive a violência, a falta da polícia, do planejamento e do conhecimento sobre o que fazer. A verba é nacional e chega carimbada ao município para execução pelo Estado ou União. De igual forma o que fazer com a educação ou a saúde tripartite em que o município é galho fraco? Todo ano a marcha dos prefeitos revela o pires sendo passado
1.3-Cai N’Água
Aquela espécie de tripa da foto que avança para o Rio Madeira é um flutuante feito por alguém em Manaus – sabe-se lá o porquê – para funcionar como o porto de atracação de barcos em Porto Velho. Demorou um tempo e deu problemas, mais um tempo e de novo o mesmo problema – suponho que seja por erro de planejamento – e de novo ficou interrompido e continua assim. A inauguração do terminal foi no tempo do prefeito Roberto Sobrinho que o chamava de “rodoviária de ribeirinhos”. Falta de manutenção pelo órgão (in) competente que é o Dnit com sede em Manaus e vida que segue. O passeio de barco que recebeu o título de patrimônio cultural e imaterial ficou só nisso. O acesso aos barquinhos é uma epopeia ladeira abaixo e um calvário se ladeira acima. Já o movimento de carga e descarga é como uma competição olímpica e um desafio. Será que o próximo prefeito vai resolver tal enrôsco?
1.4-Money, Money, Money
Não é unanimidade, há grandes dificuldades, mas a presidência brazuka do G20 conseguiu aprovar uma declaração ministerial conjunta em apoio à tributação dos super-ricos. Claro que um tema desses não tem um prazo para ser implementado e não conta com a simpatia de grandes economias como os Estados Unidos e a Alemanha, mas para Seo Taxxad algo em torno de 3 mil famílias estariam na mira desse imposto mundial. Detalhes acordados serão divulgados hoje, mas ele já adiantou que “Um dos itens contemplados, especialmente, é a proposta de começar a pensar na tributação internacional, não apenas do ponto de vista das empresas, mas também dos chamados super-ricos”. Nunca vi um super rico nem sei quanto é preciso para ser, mas eu sei que quanto mais o cara tem, mais quer. Largar o osso? Nem pensar?
1.5-Vacilo olímpico
Ídolo do “Charles, Anjo 45, protetor dos fracos e dos oprimidos, Robin Hood dos morros, rei da malandragem”, Zico nosso galinho brazuka se deu mal na França. Acostumado com a tranquilidade e segurança carioca, Zico vacilou e como diria uma autoridade, “perdeu mané”. Zico foi furtado em Paris ontem. Informou o jornal Le Parisien, que o Galinho de Quintino levava uma pasta no táxi, foi distraído por alguém e um aventureiro zás. Dentro um Rolex, um colar de diamante e dinheiro em espécie, prejuízo estimado em 500 mil euros, quase 3 milhões de “reaus”. A investigação foi aberta mas em Paris como no Rio dá no mesmo. Zico acompanha a delegação como embaixador do Time Brasil em Paris. Mas convenhamos, de taxi sem segurança? Quando é que alguém encosta numa autoridade como o Sêo Toffoli por exemplo? Nunquis.
2-Último pingo
De um analista-pitaqueiro sobre a eleição para prefeito de Porto Velho: “Se a Mariana não ganhar no primeiro turno, pode perder no segundo”. Uau!!! Isso é a análise perfeita e acrescento a opinião de Zé de Nana por minha conta e risco: “se Mariana perder no primeiro turno, pode ganhar no segundo”. Isso sim é análise supimpa, científica, estribada e totalmente muito marromeno,
03-Ponto final
Vixi… E o uniforme olímpico brazuka? Não entendo de moda, mas aceitando o fato de que o gosto da extrema esquerda é bem diverso do meu, não vou fazer coro. Quero o Brasil bem dourado para glória do bebun de Garanhuns e gritos da novilha de Natal, a do “É gópi!”. Mas parece brusinhas da Shein…
26072024
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte6 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia4 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO6 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia5 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia5 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE