Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

POLITICA & MURUPI

Colunistas

O BRASIL ESTÁ FEIO NA FOTO
-Vamos deixar combinado que Sêo Tófole passou do ponto na curva e espatifou sua mobilete no muro da vergonha, atropelando decoro, bom senso, leis e enlameando ainda mais a foto do país no ranking de Percepção da Corrupção, da Transparência Internacional. Aliás, Sêo Gilmar tem a percepção de ser algo que peca pela falta de transparência e alfineta em sua fala, “Um índice baseado em percepções precisa ser visto com cautela. A questão exige exame mais aprofundado, a fim de evitar conclusões precipitadas”. Para entender: Sêo Tófole de posse de uma ideia aplicou uma canetada monocrática e tirou da Odebrecht, a atual Novonor, uma pesada multa que havia sido aplicada na “república de Curitiba”, termo que tomo por empréstimo do Sêo Gilmar. Ocorre que há um elo esquecido, mas não perdido (!) entre Odebrecht e Sêo Tófole. Na planilha da corrupção da firma está a figura dele apontado por Sêo Marcelo Odebrecht como “o amigo do amigo do meu pai”. Lembrou? Pois é, ele passou o pano e tirando a multa da firma se limpa junto, salvo engano, erro, atropelo ou falta de juízo de minha parte.
-Aí, a coisa andou diferente, ou como se diz em aviação, Sêo Tófole caranguejou e em lugar de analisar o relatório entregue pela Transparência Internacional, mandou investigar quem entregou o relatório e como sugeriu Sêo Gilmar de forma sub-reptícia (ô palavrinha complicada), para saber quem ou o que está por trás de tão desagradável relatório. Aí foi a vez da “tchurma do num gosteinão” botar a boca no trombone. Em artigo o Financial Times traduziu o nosso “baguio brazuka” para o universo. A ordem do Sêo Tófole para investigar a organização anticorrupção que denunciou o desmonte do combate à corrupção no Brasil é a medida recente do ex-advogado do PT “que nos últimos meses tem procurado desfazer o legado da Lava Jato, investigação anticorrupção no Brasil, que […] revelou o vasto esquema de subornos por contratos envolvendo executivos do grupo estatal de energia Petrobras, um cartel de empresas de construção e dezenas de legisladores de todo espectro político” e afirmou que o Tesouro dos EUA classificou a corrupção na Petrobrás como o maior caso de suborno estrangeiro da história. E fechou a tampa do caixão citando o relatório da Transparência Internacional: “graças às decisões de Toffoli, o Brasil se tornou um cemitério de evidências de crimes que geraram miséria, violência e sofrimento humano em mais de uma dezena de países da América Latina e África”. O artigo é um estrago na credibilidade brasileira maior que o choque de frente com dois trens carregados de brita!
-Não convidem para dividir a mesma picanha Sêo Artur e Sêo Lula. O presidente da Câmara meteu bronca e ao estilo “Querumêu” cobrou acertos não pagos por Sêo Lula que usou o crédito do cheque especial político para sua governabilidade, ou seja, deu uma “beiçada” no Sêo Artur que com a calma da cascavel pronta para dar o bote com poder de fogo e peçonha que lhe dá o Centrão promete travar tudo até que o saldo saia do vermelho. É fácil de resolver desde que Sêo Lula mexa o doce tirando Sêo Padilha do caminho e dando o Ministério da Saúde para glória de Sêo Artur. Não sei que vinho tomaram Sêo Artur e Sêo K-Pacheco no natal, mas acho que foi sido da mesma safra pois o cordato K-Pacheco anunciou que “vai arrumar uns trem” no Judiciário. K-Pacheco e Sêo Moraes já não podem dividir um pão de queijo e pior se for no aeroporto de Roma. Lá Sêo Moraes costuma ficar bravo. O trem é bruto.
-Assustei-me ao ouvir o discurso sempre morno do Sêo K-Pacheco, como como que pedindo que lhe passem o sal, sobre prioridades como presidente. “Também combateremos privilégios e discutiremos temas muito relevantes, como decisões judiciais monocráticas, mandatos de Ministros do Supremo Tribunal Federal e reestruturação de carreiras jurídicas, considerando as especificidades e a dedicação exclusiva inerentes ao Poder Judiciário”. Para quem não está afeito, isso é como mexer em vinte casas de cabas, o que levou o especialista a entrar em cena. Sêo Gilmar, o cuidadoso, colocou fumaça para espantar as cabas e deitou falação: “Temos dialogado e nunca fugimos ao diálogo. Vamos prosseguir nessa mesma toada. Sempre surge, diante de casos específicos, uma reação ou outra. Isso é normal”. E sobre mexer nas decisões monocráticas, Sêo Gilmar que é crítico da proposta já disse no passado interpretar como um texto “inconstitucional”. “A gente já viu em muitos casos que isso afeta e impede decisões que certamente acabarão sendo tomadas e discutidas. Esse é um debate que temos que aprofundar, ter muito cuidado”. “Desmantelo é que nem bunda. Tem de ser grande”, diz o Zé de Nana.
-O ÚLTIMO PINGO
O passeio de barcos pelo Rio Madeira recebeu o título de Patrimonio histórico cultural e imaterial e continua como dantes no Quartel D’Abrantes. O Galo da Meia Noite recebeu o mesmo título e não vai desfilar este ano. Coincidência ou descaso? Amor e respeito à nossa cultura são os pilares da educação e isso começa em casa com pais ensinando aos filhos. Tentar cobrar atenção do poder público é vilania.
-PONTO FINAL
A operação do MPRO, SESDEC, SEJUS, PMRO, PCRO, PPRO, PF, PRF além das equipes do GAECO, FICCO, BOPE, BPCHOQUE, BPFRON, CORE, GAPE, Núcleo de Operações e Núcleo de Patrulhamento Tático da PRF, Centro de Inteligência da PMRO (CI), Gerência de Inteligência Penitenciária da SEJUS (GIP), totalizando um efetivo superior a 140 policiais agitou o bagúio para o lado dos malacos de todo tipo. A ideia é atuar com força ostensiva depois do trabalho de inteligência de todas as polícias do estado. Aqui bandido não se cria e quando se cria a polícia leva para a cana é dura. E eu quero é muito mais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA