Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

POLITICA & MURUPI

Colunistas

FALTA DE CONHECIMENTO HISTÓRICO, BURRICE OU SIMPLES ESTUPIDEZ?
A mais visível, mais conhecida e até pela proximidade temporal, afinal os efeitos da II Guerra Mundial ainda são sentidos nos dias atuais, é o Holocausto Judeu, genocídio que iniciado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial que vitimou 6 milhões de judeus e outras minorias, tendo sido realizado em campos de concentração construídos pelos nazistas alemães e que se comparado aos dias de hoje seria como eliminar toda a população Rio de Janeiro da face da terra, tragédia indescritível. O Brasil é um país que convive e muito bem com todos os povos. A Avenida 25 de Março é a mostra da tolerância que existe entre povos, raças e credos. Nossa brasilidade é calcada em valores judaicos cristãos e creio que uma grande referência seja Osvaldo Aranha, o brasileiro que atuou durante a criação da ONU para existência do Estado de Israel e da Palestina, uma solução difícil e que continua até hoje, posto que as diferenças entre os vários povos, tribos e nações têm origem bíblicas, acirradas pela pequena extensão da Terra Prometida, onde vivem aos trancos e barrancos várias culturas, religiões e modo de vida.
Como disse os problemas nesta pequena extensão onde estão sediados Israel e Palestina não são de fácil solução e a entrada de atores vizinhos de fronteira ou mesmo distantes, apenas complicam ainda mais o derretido quadro geopolítico. Não me atrevo a entender ou falar sobre o tema mas lembro que no Brasil alguns adágios populares ensinam que o prego puxa o martelo, que água descendo a ladeira e fogo subindo o morro ninguém segura, e que nenhum incêndio começa grande. Poderia citar mais um que diz “cautela e caldo de galinha não fazem a ninguém”. Meter o bedelho para apontar o certo ou errado ali é a certeza de que vai dar (*)erda e Sêo Lule ignorou tudo. Desde a nossa histórica atuação diplomática, a raiz da nossa formação judaico cristã, os provérbios e ditos populares e principalmente não procurou se inteirar da história de Israel. Além de infeliz, foi inoportuno, cruel e sem procurar apoio em algum discurso preparado pelo Itamaraty – que teria muitos prontos para o tema – desancou Israel, sua história, seu povo reavivando a chaga que ainda está aberta e gerando uma crise diplomática de difícil solução. Um erro grosseiro para um presidente, mesmo sendo, o iletrado e boquirroto Lule.
O Brasil é um país “dubaráio”. Um senador deixou de assumir o cargo para o qual foi eleito – senador por óbvio – para ser ministro da Justiça e Segurança Pública, mandando às favas o mais importante cargo do Legislativo que é o de senador da república, para ser comandado por um presidente que foi eleito no segundo turno das eleições por um percentual ínfimo de votos, menos de 2%. Durante o ano em que serviu ao seu líder máximo, teve um desempenho pífio e talvez até porisso foi indicado para ser ministro do STF. Pediu exoneração do cargo e o entregou ao ministro que deixava o STF, voltando ao posto ainda não assumido de senador. Em poucos dias andou no Executivo e Legislativo e irá findar com entronização no cargo de ministro do STF em poucos dias. A constituição diz que todo poder emana do povo, mas não explica o que é povo e o que é emana. Tendeu mano? Tendeu Mana? Ara!!!
Gostei de ver o Senado dando o sinal de que está buscando se conecta ao pensamento do brasileiro. O Senado aprovou ontem o texto do PL que restringe as saídas de presos em feriados as tais saidinhas. presídios em feriados para os presidiários, mais conhecido como “saidinhas”, mas o debate continua e no texto fica valendo o benefício para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior, desde que o preso não tenha sido sentenciado por crime hediondo. Para lembrar, o projeto de lei ganhou força após a repercussão do assassinato do policial militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, em janeiro deste ano, em Belo Horizonte. Roger foi morto por um bandido sentenciado e que não retornou à prisão após a saidinha de Natal. Tomara que o Planalto não queira mexer no texto.
O ÚLTIMO PINGO
Por falar em Senado Sêo K-Pacheco quer uma retratação de Sêo Lule sobre a ca(*)ada que fez contra Israel. Pediu de forma educada, pressionado, mas pediu. Outro que reclamou do Sêo Lule foi o marido da Dona Angélica. Foi de táxi e chiou mas Fezuéle… Não é fácil ser aliado do Sêo Lule não véio. Vixi!
PONTO FINAL
A montanha pariu um catita. A altercação, xingamento, bate boca ocorrida num aeroporto europeu com a família Montavani e Sêo Alexandre Moraes foi, segundo a PF, uma espécie de nadica de nada que não mereceu sequer o indiciamento por se tratar de injúria real. Vejam só: sete longos meses para que a verdade que já se sabia viesse a público. Publiquei assim na coluna anterior e fiquei de butuca. Pois não é que Sêo Tófole resolveu por sob sigilo o áudio em que segundo dizem, palavrões e ameaças maiores que o simples “bandido” do Sêo Moraes foram ditos? Esse Tófole… Esse Tófole… Esse Tófole…

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA