Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

POLITICA & MURUPI – Leo Ladeia

Colunistas

Meu vício é escrever e ele ocupou o lugar de outros mais antigos e mais prazerosos. É também o exorcismo do demônio que se apresenta na forma do erro, da mentira, da patifaria e da corrupção e não só a financeira. Jornalista não tem escolha, mas tem lado e o lado é o de narrar e opinar sobre um fato sem distorcê-lo. Sendo leal e verdadeiro. Esta é a diferença entre jornalista, ativista e o curioso que vive em busca de likes na internet. Tenho tentado fazer esse caminho e não me arrependo, desde que a vida me presenteou aos 54 anos com a atividade jornalística começando numa idade em que muitos já miravam a aposentadoria. O jornalismo me deu a possibilidade de observar de forma privilegiada a cena política noticiando e comentando, o que gera às vezes o inconformismo, ameaças e fim de amizades. Não sou de parabenizar autoridades ou servidores pagos que são pelo contribuinte para prestar serviços à sociedade se e quando fazem. É só obrigação deles e a minha é denunciar o erro, até para que possam explicar seus motivos àqueles que lhes pagam. Milor Fernandes adaptou do George Orwell a frase “Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos & molhados”. Vou nessa.

É claro que gostaria de ver um país melhor com autoridades maiores, mas o que vejo é constrangedor. Depois da sessão em que Sêo Lewandowski premiou a impichada Dona Dilma com apenas a metade da pena prevista na constituição e com a anuência do Senado, eu não tive dúvidas de que a porteira estava aberta para o resto da boiada, mas nem de longe acreditei que chegaríamos a tanto despautério como o que encaminhou o atual presidente a disputar uma eleição. Mas aconteceu e pelo andar da mula veia muito mais poderá vir.

Neste domingo “O Antagonista” trouxe a chamada “Toffoli torna Moraes assistente de acusação no caso da agressão” e a matéria que trago na íntegra: O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, autorizou Alexandre de Moraes, a esposa e os três filhos a se tornarem assistentes de acusação no processo que investiga a suposta agressão no aeroporto de Roma. A decisão é de terça-feira. Moraes relatou que seu filho levou um “tapa” do empresário Roberto Mantovani Filho e afirmou ter sido chamado de “bandido”, “comunista” e “comprado”. Ao tornar o ministro do STF assistente de acusação, Toffoli rejeitou as considerações da PGR, que afirmou não haver “previsão legal” para a medida nesta etapa do processo. Como mostramos, um relatório da polícia italiana anexado à investigação sobre a aparente agressão afirma que o empresário Roberto Mantovani encostou “levemente” nos óculos de Alexandre Barci, filho do ministro. O documento vai ser usado pela defesa de Mantovani para contestar a versão de Moraes. No início do mês, a PF encaminhou ao STF o relatório da análise das imagens das câmeras de segurança do aeroporto de Roma. De acordo com a PF, a análise do vídeo concluiu que o empresário “aparentemente” agrediu com “hostilidade” o filho de Moraes. Paro por aqui pois, sem ter visto as imagens, é impossível entender e explicar a última frase da matéria do site “O Antagonista”.

Vejo com tristeza os fechamentos atuais de ciclos na política e na economia. Vejo com desalento que os tais ciclos que surgem repetem vícios anteriores, com personagens às vezes trocados, ainda que reconheça existir um ganho natural, não mensurado ou mensurável que é o surgimento de uma massa crítica e da consciência brasileira que aparece de baixo, não na velocidade que eu gostaria de ver, mas que de alguma forma conforta quem durante toda a vida sonhou e esperou por ela. Quem sabe seja esta a via apropriada, já que um pacto federativo nacional ou “la concertacion” não estão no cardápio – menu é mais chick – dos três poderes nunca dantes tão independentes e tão harmônicos, nem para auto regulação e muito menos para a tradução original do “checks and balances” em lugar da nossa fiasquenta expressão franco-luso-brazuka-poética. Tô sonhando!

2-O ÚLTIMO PINGO

Fumaça ou fogo? De tanto ouvir falar numa possível operação na ALE e na SESAU eu acabei achando que não haveria nada pois operação da PF – reza a lenda – é sigilosa. Depois processos de cassação do Bagatolli, Marcos Rocha e o Jr. Gonçalves e até agora, nada. Depois a briga do Hildon com Marcos Rocha e nada de novo, nada. Mas agora a rádio corredor FM anuncia que vai ter operação na ALE e que dentre os mortos e feridos ninguém passa sequer pelo purgatório. Como o inferno tá cheio e como em Rondônia só tem santos e evangélicos, acho no fim dos tempos a roda roda, a fila anda e o ICMS a gente paga. Pagando bemdiz Zé de Nana que mal tem?

30102023

[email protected]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA