Pesquisar
Close this search box.

MP/RO

Projeto ‘Maria da Penha vai à Escola’ leva mensagem de conscientização a estudantes de área ribeirinha da Capital

MP/RO

O Projeto Maria da Penha Vai à Escola, desenvolvido pelo Ministério Público de Rondônia, chegou à região ribeirinha de Porto Velho na sexta-feira (26/4). A mobilização teve como destino a Instituição de Ensino Raimundo Nonato Vieira da Silva, localizada na linha 28 de novembro, em Cujubim Grande. No local, estudantes do ensino médio assistiram a palestras e participaram de uma conversa franca sobre direitos das mulheres, violências e pacificação social.

A atividade teve a presença do Promotor Diretor do Grupo de Atuação Especial Cível (GAECIV), Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, que falou a um público de aproximadamente 100 adolescentes.

Com uma abordagem acessível e objetiva, o integrante do MP conversou com os alunos sobre o princípio da equidade na sociedade, os direitos das mulheres e a necessidade da desconstrução de condutas que refletem a estrutura de dominação ou privilégios do gênero masculino. Ressaltou ainda a necessidade de preparar crianças e adolescentes, para que esses sejam multiplicadores em seus lares, e na sociedade em que vivem.

Detalhando a Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006 ), o Promotor de Justiça falou sobre o conceito de violência doméstica e as várias formas em que se manifesta, para além da agressão física, chamando atenção para as violências psicológica e patrimonial.

A ação na Raimundo Nonato Vieira da Silva marcou a retomada das atividades do Projeto Maria da Penha Vai à Escola em 2024. A iniciativa prevê palestras em diversas instituições de ensino estaduais e particulares visando à prevenção, educação e consciência coletiva sobre o tema.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MP/RO

MPRO lança portal para aposentados da Instituição

Publicados

em

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta segunda-feira (9/12) o Portal do Aposentado, uma plataforma digital voltada para membros, servidores aposentados e pensionistas. O objetivo é facilitar o acesso a serviços e informações, além de fortalecer o vínculo com aqueles que já contribuíram para a instituição.

Funcionalidades

O portal, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, está disponível no site oficial do MPRO e reúne diversas ferramentas de uso cotidiano, como emissão de contracheques, declarações de rendimentos, acesso ao sistema de auxílio-saúde (PASS) e ao recadastramento previdenciário do Iperon. Também estão disponíveis o Diário Oficial do MPRO, notícias institucionais, homenagens a aniversariantes, informações históricas no memorial da instituição e links para associações de classe e requerimentos.

Integração e acolhimento

A plataforma foi desenvolvida sob determinação do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que atendeu a um pedido da Associação do Ministério Público (Ampro), e tem como foco ampliar a integração e o sentimento de pertencimento entre os aposentados e pensionistas do MPRO. Além disso, o portal busca tornar mais ágil a identificação e a solução de demandas dessa comunidade.

Fortalecimento de vínculos

Ao lançar o Portal dos Aposentados, o MPRO reforça seu compromisso com a valorização e o acolhimento de seus ex-colaboradores. A iniciativa busca reconhecer o trabalho de quem contribuiu para o fortalecimento da instituição ao longo dos anos, garantindo que continuem conectados e amparados.

O direito ao acesso a informações e serviços é essencial para a inclusão digital e cidadania. O MPRO segue atuando na defesa desses princípios, promovendo iniciativas que assegurem o bem-estar de todos que fazem parte de sua história.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA