Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Raro avião soviético irregular é flagrado pousando em garimpo brasileiro

Polícia

A aviação sempre pode surpreender e um dos aviões mais raros do Brasil hoje foi visto novamente, mas num local inusitado: a Amazônia.

O An-2 é o primeiro avião feito pela lendária fabricante de aviões Antonov, a mesma que fabricou e opera hoje o maior avião do mundo, o An-225 Myria. Não apenas o An-2 é o primeiro avião desenvolvido por Oleg Antonov, que dá nome à fábrica, mas se tornou o biplano monomotor de maior produção no mundo, dadas suas características únicas, a possibilidade de pousar em pistas curtas, robustez e capacidade de carga.

Seu uso vai desde agrícola (objetivo inicial do projeto) até o transporte de tropas, combate a incêndios, pesquisa atmosférica, ataque aéreo e, claro, transporte de passageiros e cargas para locais inóspitos, como vem ao caso nos vídeos abaixo.

Avião Antonov An-2
An-2 PT-ZOV, outro exemplar registrado no Brasil

O An-2 nunca foi utilizado amplamente no Brasil, chegando apenas por mãos de colecionadores, aeroclubes e empresas de saltos de paraquedas. Segundo dados da ANAC, foram registrados no Brasil apenas 9 aviões do modelo, da versão P de Passageiros, T de Carga e TD de paraquedistas.

Atualmente, estão em condições regulares de operação apenas dois An-2, de matrículas PT-FZF e PT-ZOV, ambos pertecentes à Lunelli Têxtil, que é dona da marca de vestuário Hangar 33, bastante conhecida no meio aeronáutico.

Todos os modelos que foram registrados no Brasil foram feitos sob licença na Polônia pela PZL Mielec, inclusive o PT-ZNQ, que era um dos últimos em operação, estava à venda e pertencia ao piloto Nelson Piquet, mas acabou se acidentando e não voou mais.

Acontece que um dos outros seis Antonov que estavam sem poder voar (por condições irregulares na ANAC) acabou surgindo “do nada” no meio da Amazônia em vídeos que passaram a circular nas redes sociais. De matrícula PT-BIA, o avião foi fabricado em 1981 e é da variante TD.

No passado, essa aeronave já estampou as cores da EJ, a maior escola de aviação civil do país, baseada no interior de São Paulo. No entanto, segundo último registro da ANAC, o biplano estava sob a propriedade do Clube de Paraquedismo de Arapongas, no Paraná, e ficou irregular devido ao Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade estar vencido desde junho deste ano.

Desde então, não se ouviam mais notícias do PT-BIA, até que ele ressurgiu agora em vídeos mostrando a aeronave operando no garimpo, sem autorização da ANAC.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA