Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Semana da Paz em Casa: Núcleos psicossociais promovem ações de conscientização sobre violência doméstica

TJ RO


 destaque capa semana paz em casa

Palestras em escolas, reunião com rede de enfrentamento e outras ações junto à comunidade em diferentes comarcas do estado ocorreram durante a programação da Semana Pela Paz em Casa. A ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais,  tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha. Paralelamente, são priorizados os julgamentos envolvendo violência de gênero. As iniciativas foram desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de violência do TJRO. 

Porto Velho

Fotografia mostra homens de costas assistindo palestra

O Núcleo psicossocial dos Juizados de Violência Doméstica promoveu o cine reflexão com homens autores de violência doméstica participantes do grupo reflexivo e responsabilizante. A sessão de cinema é uma das atividades da Semana da Paz em Casa, dentro dos projetos Abraço e Semeadura. Logo após a exibição, os profissionais promoveram um debate com os participantes, esclarecendo os padrões da violência e as mudanças necessárias para mudar essa realidade nos lares.

Ji-Paraná

Fotografia mostra participantes da dinâmica

Em Ji-Paraná, além das atividades em escolas, o juiz Edewaldo Fantini Júnior esteve no Centro de Convivência Viver Bem e, junto à equipe, fez a entrega material para 120 idosos, em alusão a semana da paz em casa.

 O magistrado também esteve no comando da PM e equipe da Patrulha Maria da Penha para alinhamento do fluxo de trabalho que está sendo desenvolvido através do projeto Fortalecer para Proteger que tem como foco o atendimento especializado através da articulação com todos os atores envolvidos na rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Nova Brasilândia 

Fotografia mostra pessoas sentadas em um formato de círculo em sala de aula

Os psicólogos e assistentes sociais da comarca de Nova Brasilândia do Oeste realizaram o Círculo de Construção de Paz: masculino/feminino. Na oportunidade, foi trabalhado com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Américo Brasiliense de Almeida e Melo, localizada no distrito de Migrantinópolis, a respeito dos estereótipos do masculino e feminino e como criam um ambiente que perpetua a desigualdade entre os gêneros, servindo como base para práticas discriminatórias e, em muitos casos, para a violência. Em outras turmas do ensino médio foi realizada a entrega e divulgação do material disponibilizado pela Coordenadoria da Mulher.

 Jaru

Fotografia mostra servidora palestrando em auditório

Palestra para agentes comunitários de Saúde também buscou difundir a cultura de paz na comarca de Jaru.

 Presidente Médici  

Fotografia mostra servidores segurando material educativo

Em Presidente Médici, alunos do ensino fundamental da escola Marquês de Barbacena receberam uma palestra de Prevenção e Enfrentamento a Violência Doméstica. A equipe do psicossocial da Comarca, entregou materiais educativos na cidade de Castanheiras para Semas – Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Escola Vasco da Gama e Escola Francisca Julia da Silva.

Alta Floresta 

Fotografia mostra mulher em pé conversando com crianças

Em Alta Floresta do Oeste foram realizadas palestras e entregue materiais gráficos preventivos à violência doméstica nas  escolas Ana Nery e em Porto Rolim do Guaporé. 

Colorado do Oeste

fotografia mostra servidora palestrando

Na comarca de Colorado do Oeste ocorreram atividades com a comunidade em dois espaços:  na Guarda Mirim, com adolescentes,  e no Centro de Convivência de mulheres. O magistrado Thiago Milhomem também participou das atividades. 

 Buritis 

Fotografia mostra pessoas em um estúdio de rádio

Em Buritis, o juiz diretor do fórum Pedro Sillas esteve na rádio interativa falando sobre violência doméstica e familiar. Em uma abordagem educativa, o magistrado destacou os desafios para o enfrentamento da violência doméstica.

São Miguel do Guaporé 

Fotografia mostra servidores e radialista posando para foto

A equipe psicossocial de São Miguel do Guaporé concedeu entrevista na Rádio Clube FM para falar da violência doméstica destacando a relevância da discussão do tema.

Alvorada do Oeste 

Fotografia mostra servidores exibindo material gráfico de campanha

Houve distribuição de material educativo em instituições na comarca de Alvorada do Oeste, com o objetivo de fortalecer os canais de denúncias e a rede de enfrentamento. 

 Ariquemes 

Fotografia mostra servidora palestrando em sala de aula

O público alvo de palestra na comarca de Ariquemes foram os estudantes de psicologia. 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA