Colunistas
SEMTRAN lança ‘gambiarra tecnológica’ como aplicativo para ônibus do transporte coletivo…
Colunistas
No último dia 9 de novembro a Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN) anunciou através de toda imprensa, com pompa e circunstância, que o “usuário de transporte coletivo pode monitorar horário e rota de ônibus em Porto Velho”. Confesso que festejei, pois fui o “pai dessa ideia” em Porto Velho, quando em 2011, então secretário da SEMTRAN, fiz as empresas assumirem o compromisso de implantar o sistema.
Não resisti e fui logo testar a inovação tecnológica, ainda que tardia, já que na própria matéria divulgada pela Prefeitura consta que a “Semtran, explica que o aplicativo já funciona em todas as capitais do Brasil”. Ora, se todas as capitais já contam com o sistema, significa que fomos a última a instalá-lo. Mas, como já dizia o meu saudoso avô “antes tarde do que nunca”.
Quando acessei o tal aplicativo eu não sabia se tinha uma crise de riso ou de raiva, na verdade fui acometida de ambos simultaneamente. O tal aplicativo nada mais é do que o acesso às planilhas de Excel com a programação fixa dos ônibus em cada rota, com a previsão de horário, planilhas essas que já existem há décadas. Teria sido melhor tirar fotocópias dessas planilhas e distribuir aos usuários, daria no mesmo.
É risível, hilariante mesmo, essa “inovação tecnológica” da SEMTRAN, que na mesma matéria informa que “No entanto, se o passageiro perceber que as normas e horários previstos no aplicativo não estão sendo cumpridos, ele pode fazer a denúncia para a Semtran tomar as medidas necessárias, ‘penalizando a empresa ou justificando o horário de atraso”’.
Como assim??? O sistema que existe hoje em todas as capitais, com a vergonhosa exceção de Porto Velho, se baseia numa plataforma que utiliza GPS em todos os ônibus, que são monitorados em tempo real, com sua exata localização, velocidade de deslocamento, de tal sorte que o usuário nunca irá “perceber que as normas e horários não estão sendo cumpridos”, simplesmente porque ele vai visualizar no aplicativo em tempo real o ônibus que se desloca para a parada que escolheu.
Mas o cúmulo da incompetência da gestão municipal, do transporte coletivo e trânsito, é que esse sistema também já existe em Porto Velho desde novembro de 2016, implantado pelo próprio Consórcio SIM, através do aplicativo “Meu Ônibus SIM”. Descobri isso através de uma simples pesquisa na internet. Ou seja, a SEMTRAN não precisaria ter tentado inventar a roda, ainda por cima uma ‘roda quadrada’. Bastaria ter feito uma parceria com o Consórcio para que a secretaria tivesse acesso a esse sistema.
No compromisso que a SEMTRAN firmou com as empresas de ônibus em 2011 estava previsto uma parceria na qual a secretaria teria acesso aos dados de GPS instalados nos ônibus, para só então disponibilizar um aplicativo igual ao das demais capitais.
É algo bisonho, totalmente ridículo e vergonhoso, que o prefeito Hildon Chaves deveria determinar a imediata retirada do ar dessa “gambiarra” da SEMTRAN. Fico imaginando a crise de riso que o João Dória prefeito de SP, muito afeito às novas tecnologias, não teria se soubesse desse “moderno” aplicativo alimentado com as velhíssimas planilhas de Excel do colega dele de Porto Velho. E pensar que tiveram que importar “especialistas” de São Paulo para se realizar tal façanha.
Itamar Ferreira, bancário, dirigente sindical do SEEB-RO e CUT-RO, formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino superior pela UNIR, acadêmico do 10º período da FARO (aprovado no exame da OAB). Ex-secretário da SEMTRAN.
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE