Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Sessão do Tribunal Pleno Judiciário é marcada por homenagens ao desembargador aposentado Eurico Montenegro

TJ RO

WhatsApp Image 2023 08 07 at 15.04.03

Com 14 processos em pauta, a sessão desta segunda-feira, 6, do Tribunal Pleno Judiciário, contou com um momento especial: a presença do desembargador aposentado Eurico Montenegro, que visitou a corte para fazer um convite aos pares para acompanharem a sessão legislativa do dia 17 deste mês, quando ele receberá o título honorífico de cidadão rondoniense, concedido pelo Poder Legislativo. Durante a visita, o presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, fez o convite para que Eurico Montenegro compusesse o local de honra na sessão, ocupado pela presidência e pelo procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. Durante discursos emocionados, membros destacaram o pioneirismo e o legado de 39 anos de dedicação à Justiça de Rondônia.

Aposentado em 2021, Eurico Montenegro passou a maior parte de sua trajetória no segundo grau e teve grande importância para a consolidação do recém-criado Poder Judiciário do Estado. Foi presidente do órgão na década de 1980, além de exercer cargos da administração como ser o primeiro diretor da Escola da Magistratura de Rondônia.

Primeiro a falar, o decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, ressaltou a importância da contribuição de Eurico Montenegro ao Judiciário. “Vossa excelência nos orgulha muito. Deixou sua toga e também sua marca neste tribunal. Nós o reverenciamos e o admiramos”, disse, confirmando presença na solenidade.

WhatsApp Image 2023 08 07 at 15.04.03 1

Demais pares classificaram a concessão do título como justa, visto o trabalho do magistrado para a consolidação do Poder Judiciário no Estado. Emocionado, o desembargador Rowilson Teixeira também evidenciou o papel norteador e enriquecedor da produção jurídica do magistrado. “Vossa excelência foi a maior luz a iluminar esse Tribunal”, declarou.

Membro do MPRO, o procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, também reiterou as homenagens. “O Ministério Público se sente contemplado assim como todos do sistema de Justiça”, asseverou.

Ao final da sessão, o presidente Marcos Alaor, que também confirmou que irá prestigiar a concessão do título, declarou, em ato simbólico, procedente à unanimidade, com parecer favorável do Ministério Público, a “Ação Declaratória de outorga do título de cidadão rondoniense ao desembargador Eurico”, finalizou. A solenidade de outorga do título pelo Poder Legislativo será no dia 17 de agosto, às 15 horas. 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA