Pesquisar
Close this search box.

Política

Sicoob Credip reforça segurança rural com doação de drone à PM 

Política

Equipamento está sendo utilizado pela Patrulha Rural da Polícia Militar de Espigão do Oeste e auxiliará os policiais na fiscalização, prevenção e combate ao crime na região.  A Cooperativa também fez doações ao Corpo de Bombeiros do município.

No município de Espigão do Oeste (RO), a vasta área rural representava um desafio para o efetivo patrulhamento devido à extensão e à presença de pontos de difícil acesso. Para auxiliar nesse trabalho, a Sicoob Credip fez a doação de um drone de alta tecnologia, que contribuirá para a prevenção e o combate ao crime na região. A entrega oficial do equipamento ocorreu com a presença do gerente e delegados da cooperativa, além de representantes de associações rurais e outras instituições.

De acordo com o comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Espigão do Oeste, Alex Sandro da Silva, a parceria com a Sicoob Credip é de longa data e tem sido bem-sucedida em todos os sentidos. “Levamos esse projeto da doação do drone para o gerente da unidade do município e agradecemos à Sicoob Credip por esse apoio. Tínhamos algumas dificuldades, pois as áreas são muito vastas, com florestas e pontos de difícil acesso”, destacou o comandante.

“Em algumas situações, o drone oferece à patrulha uma visão geral da situação. Por exemplo, em propriedades rurais onde há infratores desmontando veículos, o drone pode sobrevoar e realizar uma busca. Em locais de tráfico de drogas, onde há fugitivos, para salvamento e busca de pessoas desaparecidas em matas, e em casos de invasão de terras, o drone nos permite entender o que está acontecendo na propriedade e planejar uma intervenção segura para os policiais, para as vítimas e também para os infratores”, acrescentou o comandante.

Desde a implementação da patrulha rural em 2023, em Espigão do Oeste, os resultados têm sido positivos. Segundo o comandante da Polícia Militar, a iniciativa aumentou significativamente a sensação de segurança para os moradores da zona rural.

“Em apenas um ano de operação, a patrulha reduziu significativamente o número de ocorrências na zona rural. Em 2023, registramos 77 ocorrências, enquanto em 2024 esse número caiu para 54. As ocorrências de roubos, inclusive, foram zeradas”, afirmou o comandante.

O policial, Enio Braun Rodrigues, que integra a equipe da patrulha rural, conta que a comunidade rural tem sido uma parceira importante. “Com a aquisição do drone, vamos conseguir atender ainda melhor a nossa comunidade. Por exemplo, quando a propriedade está trancada, podemos fazer uma vistoria com o drone sem precisar entrar com a viatura”, explicou Braun.

O gerente, Ronaldo Magalhães da Costa, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Com essa doação, vamos contribuir para dar mais segurança e tranquilidade aos nossos produtores. Com isso, a Cooperativa cumpre seu compromisso com o social. Não estamos aqui apenas como uma instituição financeira para realizar operações financeiras na agência, mas também pensando no bem-estar da comunidade”, afirmou Ronaldo.

 

Doação para Corpo de Bombeiros

 

A Sicoob Credip também fez a entrega oficial de equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Espigão do Oeste (RO). A Cooperativa doou um serra sabre, um equipamento utilizado em ocorrências de salvamento veicular, além de outros itens que também contribuirão para atendimento de outras ocorrências.

 

A serra sabre, peça central da doação, será fundamental para auxiliar os bombeiros em ocorrências de salvamento veicular. Com ele, será possível realizar cortes rápidos e precisos em colunas, teto e para-brisa de veículos, possibilitando um acesso mais rápido e seguro às vítimas.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros, Higor Contarato Salvador, agradeceu a Sicoob Credip pela parceria e ressaltou a importância da doação. “Equipamentos como esses, que podem parecer simples, fazem toda a diferença em situações de emergência. Recentemente, atendemos uma ocorrência em que uma vítima teve a mão presa em uma máquina de carne. Graças ao alicate de corte frio doado pela Sicoob Credip, conseguimos cortar o pino da máquina e salvar a mão da vítima. Já a serra sabre será fundamental em salvamentos veiculares, permitindo um resgate mais rápido e eficiente”, disse o comandante.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA