Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Sindicato se manifesta sobre violência contra socioeducadores

Polícia

 

O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores repudia veementemente a violência contra os servidores do Centro Sócio Educativo no Município de Cacoal, ocorrida na madrugada da última segunda-feira (6), quando dois socioeducadores de plantão foram surpreendidos por adolescentes (que estavam foragidos) que entraram no local tentando empreender resgate de menores internados na unidade.

Os socioeducadores viveram momentos de terror: dois plantonistas foram feitos reféns pelos menores, com facão sob o pescoço, a foram agredidos fisicamente, vindo a sofrer lesões no corpo, causadas pela arma branca; e uma servidora ainda foi violentamente arrastada pelos cabelos, ao longo do corredor da unidade.

Desde o episódio, o Singeperon – como representante da categoria -, vem se movendo no sentido de ações sindicais cabíveis, com foco nas providências que devem ser tomadas para garantir mais segurança aos socioeducadores em seus locais de trabalho.

O Singeperon ainda foi representado pelo delegado sindical, Ronivon Procópio, em visita à unidade, quando mais informações foram apuradas, e foi constatada a gravidade dos fatos diante da situação dos servidores vítimas das agressões. Os socioeducadores ficaram bastante feridos, com hematomas e escoriações no rosto e no corpo; e um deles com um inchaço na cabeça.

Outra consequência é o sentimento de insegurança

A invasão da unidade em Cacoal representa uma afronta ao Sistema Socioeducativo, revelando a vulnerabilidade da unidade. A estrutura física é precária: o muro na parte externa é muito baixo, o que facilita a penetração de estranhos; a iluminação é insuficiente; ocorrem falhas no monitoramento eletrônico, além de baixo efetivo e superlotação. Condições que também são realidades em outras unidades do Estado.

Reivindicações sindicais

O Singeperon já vem reivindicando, junto ao Estado, mais segurança nas unidades socioeducativas . Inclusive, no último dia 26 de janeiro o presidente do Sindicato, Sidney Andrade, e demais diretores, se reuniram com o secretário de Justiça, Marcos Rocha, quando notificaram as necessidades, de caráter de urgência, relacionadas ao Sistema Socioeducativo, tais como:

– Criação de um grupo de intervenção tática; investimento em novos equipamentos e viaturas e implantação de guarda externa para reforçar a segurança, dentre outros pontos.

A diretoria do Singeperon entende que a ocorrência no Centro Sócio Educativo de Cacoal já é mais que suficiente para que o Estado tome providências urgentes, antes que servidores percam a vida em serviço.

SINDICATO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS E SOCIOEDUCADORES DO ESTADO DE RONDÔNIA – SINGEPERON

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA