Colunistas
SOBRE MOMENTOS DIFÍCEIS, A INSPIRAÇÃO NAS TEMPESTADES E O QUANTO CADA UM DE NÓS PODE (DEVE) FAZER PARA SALVAR VIDAS
Colunistas
O maravilhoso Amistad, de Steven Spielberg, narra a dramática história de um motim ocorrido em um navio negreiro, quando os escravos rompem os grilhões e matam seus algozes, mas acabam aportando na costa dos Estados Unidos e, detidos, são julgados por assassinato e rebelião. As disputas jurídicas, políticas e humanitárias que circundaram o episódio acabaram contribuindo para fazer eclodir a Guerra Civil norte-americana.
Um grupo de abolicionistas, travando uma guerra aparentemente impossível de ser vencida (para se ter apenas uma ideia, quando o caso foi à Suprema Corte dos Estados Unidos, a imensa maioria – sete – dos juízes que decidiriam o destino dos pobres africanos eram também proprietários de escravos), procuram o ex-presidente John Quincy Adams, então advogado e congressista, clamando por ajuda.
O já idoso homem, relutante, naquele momento, em ajudar, saiu-se com uma resposta certeira e, embora fria e aparentemente insensível, extremamente eloquente: ENCONTREM ALGUÉM CUJA INSPIRAÇÃO AUMENTA À MEDIDA EM QUE PERDE…
Na dramatização, como na vida, os momentos mais difíceis são os que mais exigem dos homens de bem. A dificuldade da batalha, a escuridão dos momentos extremos não deve servir para esmorecer qualquer pessoa. Pelo contrário, quanto mais sinuoso o caminho, mais a perseverança, o talento e, sobretudo, a fé precisam prevalecer.
___________________
No dia 25 de fevereiro de 2019 ele se encontrara com o Amigo. Tivera uma conversa de Deus com ele. Ficara absolutamente encantado com o Amigo. Que pessoa extraordinária, que eloquência, que discurso, que conhecimento das sagradas escrituras! Ficara maravilhado com tudo aquilo…
No entanto, o Amigo, então com 38 anos, era uma pessoa doente. Desde os 15 anos ele usava drogas e não conseguia se livrar disso de forma alguma.
Ele já tinha tido conhecimento do problema do Amigo há bem mais tempo. Desde sempre demonstrara enorme compaixão pelo destino do pobre Amigo, mas nunca se envolvera diretamente. As coisas mudariam naquele abençoado 25 de fevereiro.
De quebra, ele ainda foi presenteado pela Mãe Septuagenária do Amigo. Ganhou um presente que é a coisa mais abençoada (ao menos em termos materiais) para se homenagear alguém: um livro. Um, não; dois!!!!!!!
A Querida Mãezinha do Amigo lhe presenteara com os livros Co-Dependência e Amor Exigente.
Aquele dia foi uma data absolutamente abençoada em sua vida. Aconteceram, ao menos, três coisas de Deus, cada uma rivalizando mais com a outra em termos de importância e simbolismo, para o passado, presente e mesmo para o futuro.
O episódio com o Amigo e os demais eventos foram registrados na primeira página do livro, mania que ele amava desfrutar.
Na parte que mais interessa diretamente a esse riscado, ele fez constar: DIA QUE FIZEMOS REUNIÃO COM DIÓGENES, UMA CONVERSA BÁRBARA, E COMEÇAMOS/FOMOS ADIANTE COM UMA INICIATIVA QUE, SE DER CERTO, SERÁ UM DOS MAIORES FEITOS DE TODA A MINHA EXISTÊNCIA: A SALVAÇÃO DE UMA PESSOA DE BEM… DE QUEBRA, AINDA GANHEI, DA MÃE DELE, ESSE E OUTRO MARAVILHOSO LIVRO…
Desta forma, iniciara, então, uma longa e árdua caminhada para tentar ajudar o Amigo a romper o flagelo de quase duas décadas e meia da maldita dependência.
Foram muitas conversas, muitas reuniões, muitos cafés com o Amigo e seus familiares. Muitas tentativas – vãs, para ajudá-los todos.
Teve época que ele se dirigia à casa do Amigo e de lá saía muito frustrado, sentindo-se tão impotente diante do terrível e insidioso inimigo (o crack!!!!!). Parecia que ele estava absorvendo a dor do Amigo e de Sua Família, que igualmente adoecera junto com ele. Em ao menos uma ocasião teve que ir à casa da Amada para acalmar o próprio coração…
Tantos anos de sofrimento…. Ele parecia absorver tudo e lutava para não se deixar ficar à mercê de sua impotência.
Não conseguia mudar nada. Por mais que se esforçasse.
Cerca de dois anos depois, finalmente um farol de esperança surgiu no horizonte.
Em plena véspera da Quarta-Feira de Cinzas, um dia antes de iniciar a Quaresma (mais simbólico, impossível) de 2021, o Amigo, já não aguentando mais a tempestade de mais de seis meses de uso contínuo e praticamente diário de drogas, internou-se por livre vontade.
Surgira, então, finalmente, uma oportunidade de ouro. Ele parecia não caber em si de tanta felicidade. Finalmente, uma esperança! Porque, quando não há sequer uma esperança no horizonte, é a pior coisa possível de acontecer ao coração do homem. E era assim que ele estava se sentindo até então.
A internação do Amigo foi praticamente contemporânea com o nascimento de um grupo que estava se dispondo a ajudar (e ajudar maciçamente!), com toda a força dos corações de seus vários componentes, aquele infeliz dependente químico.
O grupo – intitulado sugestivamente Movimento DIO: O RESGATE DE UMA VIDA – passou a escrever cartas diárias, empreender orações semanais, propor uma série de providências, todas para fortalecer, o máximo possível, o coração daquele ser extraordinário, mas que estava adoecido, enclausurado, encarcerado no pior cárcere que pode aprisionar, ao menos hodiernamente, o coração e a alma do homem.
No entanto, no dia 11 de abril de 2021, o Amigo, já não aguentando mais a internação, implorou e seus pais o tiraram de lá. Bastaram 16 dias para o Amigo recair de novo, sendo vencido, uma vez mais, pela maldita sedução do crack.
Curiosamente, ele acabou se penitenciando muito por conta da desinternação e, sobretudo, recaída do Amigo – mesmo que estivesse, ele próprio, enfrentando uma terrível e irreparável perda pessoal/familiar, imposta pela mancha que colocou a humanidade inteira de joelhos.
Mesmo assim, ele, extremamente exigente que era para consigo mesmo, estava se penitenciando, quase que admitindo, até publicamente, o fracasso pessoal naquela que seria “a última internação do DIO”.
Não conseguira…. Todo o trabalho restara frustrado…. Ou será que não?
Colunistas
Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde
Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos
O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.
Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).
Como prevenir
Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.
“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.
Comida que faz bem
A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.
“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.
Cuidado com a mente e o sono
Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.
“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.
Sobre as meias de compressão
As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.
Sobre a SIGVARIS GROUP
A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE