Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

Solenidade marca abertura de Exposição Permanente dos Sete Samurais da Justiça de Rondônia

TJ RO

Desembargadores pioneiros foram homenageados em sala no Centro Cultural de Documentação Histórica do TJRO

A38A8017

O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia inaugurou nesta segunda-feira, 8, a Exposição Permanente Sete Samurais, em homenagem aos primeiros desembargadores do Estado de Rondônia. O local conta com galeria de fotos, documentos, mobiliários e outros artigos da época de instalação da Justiça rondoniense. Autoridades, familiares dos homenageados e outros convidados participaram da solenidade de abertura, que faz parte da programação de comemoração dos 40 anos do TJRO.

Magistrados(as) presentes no evento tiveram contato com os documentos escritos à mão, máquinas de escrever utilizadas, vestes talares, móveis e outros artigos preservados pelo Judiciário e que agora estarão em local especial. Em função da história recente do TJRO, muitos(as) magistrados(as), das primeiras turmas de juízes de Direito, se reconheceram em fotografias expostas.

Em discurso emocionado, o diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, iniciou as falas agradecendo a oportunidade de inaugurar o espaço dedicado aos magistrados pioneiros, com quem conviveu, e enalteceu a bravura dos que saíram de outros estados para assumir a missão de instalar a Justiça em um novo Estado da Federação. Para o desembargador, além de homenagear os Sete Samurais, a exposição também contribuiu para preservar a história do Estado. “Hoje o Centro Cultural e de Documentação Histórica já faz parte do circuito de turismo do Estado de Rondônia e pretendemos ampliar essas ações que reforçam nossa memória”, destacou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, fez a leitura da poesia de Isabela Abrantes, que faz uma analogia da memória com uma árvore e suas raízes e frutos, ressaltando que a história da Justiça deve ser tão valorizada quanto suas conquistas, dentre elas o triplo selo Diamante de Qualidade conferidos pelo Conselho Nacional de Justiça. “Quero agradecer a oportunidade desse reencontro com o passado. Agradecer ao empenho de magistrados(as) e servidores(as) para resgatar essa história e proporcionar esse espaço”.

O presidente e o diretor da Emeron fazem parte dessa história, ao atuarem durante quase 30, dos 40 anos do TJRO e, por isso, aproveitaram a oportunidade para compartilhar histórias. Desembargador aposentado do TJRO em 2021, Eurico Montenegro também usou sua fala para lembrar do período desafiador da consolidação da Justiça no Estado. Familiares dos homenageados, dentre eles o juiz Bruno Darwich, neto do primeiro presidente do TJRO, Fouad Darwich, receberam homenagens e agradecimento da instituição pela contribuição com parte do acervo.

O CCDH fica localizado na Avenida Rogério Weber, em frente à praça das Três Caixas d’Água, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.

A38A8049

A38A8056

A38A8184

A38A7993

A38A8318

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA