Pesquisar
Close this search box.

Política

Solenidade marca posse de Deputados Estaduais para 11ª Legislatura em Rondônia neste dia 1° de Fevereiro

Política

Evento acontece nesta quarta-feira, 1°, no Espaço Talismã 21, em Porto Velho

Será realizada neste dia 1° de fevereiro, a partir das 14 horas, no Espaço Talismã 21 em Porto Velho, a Solenidade de posse dos deputados estaduais de Rondônia, que farão parte da 11° Legislatura. O evento deve reunir autoridades políticas, empresariais, lideranças comunitárias, eleitores e  simpatizantes dos 24 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro de 2022.

A nova Legislatura que inicia nesta quarta-feira será composta por 05 mulheres e 19 homens, representando todas as regiões do estado. São 11 deputados reeleitos e 13 novos parlamentares que assumem o parlamento estadual pela primeira vez. Entre os deputados que estarão no mandato 2023/2027 teremos empresários, advogados, policiais militares, policial penal, servidores públicos, delegados de polícia, ex-vereadores, ex-prefeitos, líderes que se destacaram pela atuação comunitária e receberam a incumbência de representar a população na Assembleia Legislativa.

Para o atual presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) que encerra seu segundo mandato neste 31 de janeiro e assume um novo compromisso legislativo a partir de amanhã (1°), trata-se de uma solenidade pública que dá início a um novo ciclo na vida de todos os parlamentares os parlamentares, sejam eles novados ou reeleitos, e de toda a população, uma vez que a composição da Assembleia Legislativa é o reflexo da vontade do povo que elegeu seus representantes, cujas ações desses parlamentares irão nortear o desenvolvimento do Estado de Rondônia nos próximos quatro anos.

 

Mesa diretora

A solenidade de posse dos novos deputados estaduais é aberta ao público, assim como todas as sessões ordinárias e extraordinárias realizadas pela Casa do Povo. A previsão é de que o espaço transformado em Sede do Poder Legislativo para o evento esteja lotado, como habitualmente acontece, pois há previsão de caravanas vindas de todas as regiões.

O rito do evento estabelece que além da posse, em ato contínuo seja feita a eleição da mesa diretora que irá comandar a Assembleia no primeiro biênio.  Na oportunidade os 24 parlamentares escolherão entre si o presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente, além de quatro secretários da mesa. O regimento interno permite ainda, que na mesma sessão seja eleita ainda a diretoria da Assembleia para o segundo biênio do novo mandato, como aconteceu em fevereiro de 2019, quando foram eleitas as chapas lideradas pelo Deputado Laerte Gomes (PSD) para o primeiro biênio e Alex Redano (Republicanos) para a segunda parte do mandato que está se encerrando.

 

RELAÇÃO DE DEPUTADOS PARA LEGISLATURA 2023/27

Reeleitos

Nome                                                Região                                               Votos

Laerte Gomes (PSD)                      Ji-Paraná –                                        25603

Ismael Crispin (PSB)                       São Miguel do Guaporé                  23410

Cirone Deiró (União)                      Cacoal                                               22207

Ezequiel Neiva (União)                  Cerejeiras                                         20895

Alex Redano (Republicanos)         Ariquemes                                        19549

Marcelo Cruz (Patriota)                 Porto Velho                                      18798

Jean Oliveira (MDB)                       Porto Velho/Alta Floresta                17125

Luizinho Goebel (PSC)                   Vilhena                                            14162

Jean Mendonça (PL)                      Pimenta Bueno                               13488

Rosângela Donadon (União)        Vilhena                                              12097

Alan Queiroz (Podemnos)             Porto Velho                                      10553

 

Novatos

Ieda Chaves (União)                       Porto Velho                                      24667

Dr. Luis do Hospital (MDB)           Jaru                                                    18248

Cássio Góis (PSD)                            Cacoal                                             17753

Delegado Lucas Torres (PP)          Buritis                                                14298

Affonso Cândico (PL)                     Ji-Paraná                                          13665

Gislaine Lebrinha (União)             São Francisco do Guaporé            12623

Del. Rodrigo Camargo (Rep)        Ariquemes                                        11804

Pedro Fernandes (PTB)                 Cujubim                                            10950

Ribeiro do Sinpol (Patriota)          Porto Velho                                        9751

Cláudia de Jesus (PT)                     Ji-Paraná                                            8845

Edevaldo Neves (Patriota)            Porto Velho                                        8565

Dra. Taíssa Sousa (PSC)                 Guajará-Mirim                                   7649

Nim Barroso (PSD)                         Ji-Paraná                                            7609

 

Texto: Jocenir Sérgio Santanna/Decom/Alero

Foto: Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PF descapitaliza cerca de R$ 1 bilhão de organização criminosa

Publicados

em

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM)
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08 (1).jpeg

Na manhã desta segunda-feira, 9/12, Dia Internacional Contra a Corrupção, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgare, com ações simultâneas nos estados do Amazonas, Pernambuco e Rondônia. A Operação Expurgare é uma continuação da Operação Greenwashing.

Nesta 3ª fase das investigações, constatou-se que a organização criminosa contava com a participação de servidores ocupantes de cargos estratégicos e de direção do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). Esses servidores utilizavam suas posições para facilitar práticas ilegais, como a emissão de licenças ambientais fraudulentas, suspensão de multas e autorizações irregulares para desmatamento.

Os envolvidos já haviam sido indiciados em 2019 durante a Operação Arquimedes, que investigou crimes semelhantes. Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Manaus/AM, como parte das estratégias para desmantelar o esquema criminoso.

A Operação Greenwashing já havia revelado um esquema de fraudes fundiárias que se estendeu por mais de uma década e foi iniciado em Lábrea/AM, envolvendo a duplicação e falsificação de títulos de propriedade. Essas fraudes resultaram na apropriação ilegal de cerca de 538 mil hectares de terras públicas.

Entre 2016 e 2018, a organização criminosa expandiu suas atividades ilícitas, reutilizando títulos de propriedade e inserindo dados falsos no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), com a colaboração de servidores públicos e responsáveis técnicos. Nos últimos três anos, uma nova expansão das atividades ilícitas do grupo ocorreu na região de Apuí/AM e Nova Aripuanã/AM.

Por meio das medidas já implementadas, foi possível desarticular financeiramente a organização criminosa, que resultou na descapitalização de quase R$ 1 bilhão. A Polícia Federal reforça que operações como a Expurgare são fundamentais para combater a corrupção, proteger o meio ambiente e responsabilizar os envolvidos em atividades ilícitas.

Denúncias anônimas sobre os crimes em investigação podem ser encaminhadas por meio do canal https://forms.office.com/r/UBmPaNbDxM. A PF garante o sigilo absoluto e a proteção da identidade do denunciante.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-09 at 09.50.08.jpeg

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA