Pesquisar
Close this search box.

Colunistas

SUMIÇO:Informe sobre a atuação do serviço reservado da polícia dá conta de um esforço redobrado para capturar Helen Ruth

Colunistas

Em Linhas Gerais

Gessi Taborda[email protected]

 

FILOSOFANDO

Toda doutrina social que visa destruir a família é má. Quando se decompõem uma sociedade, o que mais se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família.VICTOR HUGO (1802/1885), poeta, escritor, dramaturgo e politico francês.

 

FAVAS CONTADAS

É cada vez mais comum nas linhas e entrelinhas da crônica política rondoniense a pintura de um quadro já estabelecido com todas as nuances para 2018. E então se fala sem nenhum pudor sobre candidaturas estabelecidas e até alianças já costuradas para a corrida rumo ao Palácio Rio Madeira, na substituição de Confúcio Moura.

O leitor mais atento deve olhar com desconfiança essas afirmações que nascem de “torcedores” e não de analistas do mundo político. Nessa altura do campeonato não existem as tais favas contadas.

 

BOBICE

Quem acredita que 2018 vai ser definido 100% em 2017 é candidato a ganhar o papel de bobo da corte numa adaptação de “Rei Lear”, a peça de Shakespeare. Mas se acreditar que tudo vai ser definido só em 2018 ganhará o papel de bobíssimo da corte na peça “A Importância de Ser Prudente”, de Oscar Wilde. As jogadas para definir as chapas para governador e senador apenas começaram.

Aliás, nesse exato momento não há mais do que três postulantes trabalhando de verdade para a montagem de estruturas e alianças visando à sucessão estadual. Mas ainda nem dá para afirmar que todos trabalham em tempo integral nesse sentido.

 

TUCANOS

É quase certo que o PSDB rondoniense terá candidato ao governo. O nome mais provável dos tucanos à sucessão estadual é o do presidente do diretório regional, Expedito Júnior, que já foi vereador, deputado federal e senador. Expedito já disputou o governo num cenário de insegurança jurídica. E mesmo assim mostrou sua força eleitoral no estado (foi o mais votado no interior) e sua fraqueza na Capital, onde teve votação pífia.

Agora é diferente: Expedito não tem mais nenhuma pendência jurídica na esfera eleitoral. Hoje seu domicílio eleitoral consolidado é em Porto Velho, cidade em que os tucanos conseguiram a maior vitória dos últimos anos, elegendo Hildon Chaves como prefeito.

 

POPULAR

Se for para a disputa do governo e não para o Senado – outra possibilidade em discussão – Expedito é nome forte. Deverá ter até mesmo estrutura melhor para fazer campanha e continuará com a vantagem de ser um político popular. Na última disputa de uma eleição dessa envergadura Expedito pessoalmente não participou do pleito, mas elegeu o filho (completamente desconhecido no circuito eleitoral) deputado federal.

O eleitor atual mantém um respeito grande pelo nome de Expedito que, imagina-se, não terá dificuldades maiores de montar uma chapa de peso, especialmente visando conquistar o eleitorado de Porto Velho.

 

NO PMDB

Organizado em todo o estado o PMDB não parece ter um nome consistente para disputar o governo, mantendo o partido na chefia da administração rondoniense. Confúcio, o governador, não pode disputar outra eleição para o cargo. Aspira ser candidato ao senado, mas em seu partido o candidato natural para esse cargo é Valdir Raupp, considerado o grande cacique peemedebista.

Então o PMDB vai preferir fazer uma aliança com outra sigla, a quem deverá fornecer o vice. E certamente para essa posição também no escalará Williames Pimentel que debutou na política disputando a prefeitura de Porto Velho, sem conseguir ao menos chegar ao segundo turno. É naturalmente carta fora do baralho longe, muito longe, de ser um trunfo.

 

SEM DEFINIÇÃO

Tem apostadores colocando suas fichas no nome de Maurão de Carvalho que toma posse hoje para mais dois anos de mandato como presidente da Assembleia.

É voz corrente que o presidente do parlamento estadual foi para o partido de Raupp com o compromisso de que seria ungido candidato na disputa pelo governo.

Todavia – embora Maurão não acredite – as informações das melhores fontes do PMDB garantem que o partido não tem nada definido sobre a manutenção do deputado como nome a ser escalado para a disputa de 2018.

 

CONFIRMADO

Ele está longe de ser o maior partido rondoniense, mas nesse momento pode se vangloriar de ser a única sigla com “um candidato confirmado” para a disputa do governo rondoniense. O leitor já deve ter percebido que estamos falando do PDT.

Acir Gurgacz conseguiu renovar, nas ultima eleição para cargos majoritários no âmbito federal, o mandato de Senador.

E já no primeiro momento daquela vitória deixou claro suas intenções de disputar o governo estadual. Sua decisão veio acompanhada de outra prioridade: a construção de uma aliança com o PMDB. Para que tal apoio seja concretizado, certamente o projeto do deputado Maurão de Carvalho vai acabar arquivado.

 

NO BREJO

Mais uma vez nosso “our man” de Brasília reafirmou o alerta aqui publicado sobre a realização de mais uma operação policial em Rondônia. De acordo com nossa fonte no DF nos próximos dias “a vaca vai para o brejo” no estado. Mais ainda não pegará aquele “boi mais antigo” que continua protegido num “estábulo privilegiado”. E mesmo assim, acrescentou a fonte: “a probabilidade de vir um tsunami” em cima de clã muito manjado na esfera judicial, é simplesmente muito grande. Quem viver verá.

 

SUMIÇO

Informe sobre a atuação do serviço reservado da polícia dá conta de um esforço redobrado para capturar Helen Ruth, a ex-deputada e ex-vereadora foragida da Justiça. No meio policial há praticamente uma certeza de que a política continua homiziada no Rio de Janeiro – cidade considerada um excelente esconderijo para quem é procurado por práticas de crime. De acordo com o informe ninguém está “aliviando” diligências em favor da foragida e há quem aposte numa captura da mesma ainda nesse semestre.

 

POSSE

Hoje é o dia da posse da mesa diretora da Assembléia para o biênio da gestão que só vai terminar daqui a 2 anos. Maurão continuará presidente. Apenas um novo deputado terá de ser escolhido para o cargo que ficou vago, em consequência da eleição de membro do parlamento estadual ao mandato de prefeito em outubro último.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Colunistas

Cuidar da circulação pode ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde

Publicados

em

Conheça algumas dicas de prevenção e cuidados para evitar doenças que possam afetar os vasos sanguíneos

O brasileiro está vivendo mais e, com isso, os cuidados com a saúde precisam ser reforçados para garantir a qualidade de vida ao longo do envelhecimento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que as pessoas com 60 anos ou mais já representam 15,6% da população, reflexo do aumento de 56% desta faixa etária desde 2010. Além disso, a expectativa de vida subiu de 71,1 anos em 2000, para 76,4 em 2023. Um dos diversos fatores para a melhoria desse índice está relacionado ao cuidado com a saúde. Para viver mais e melhor, é importante ficar atento para possíveis comorbidades que podem surgir ao longo dos anos, principalmente do sistema circulatório.

 

Com o avançar da idade, os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e dilatados, algo que pode tornar o fluxo sanguíneo mais lento. “Qualquer alteração no fluxo de sangue pode trazer consequências para a saúde, por isso, é preciso ter acompanhamento médico constante para compreender as necessidades de cada paciente. Os idosos podem enfrentar problemas como obstruções, tromboses e riscos de doenças cardíacas relacionadas aos sistema circulatório”, afirma a médica Allana Tobita, cirurgiã vascular e membra da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular).

 

Como prevenir

Para evitar estas situações, a médica recomenda ações que podem se tornar hábitos antes mesmo de chegar à terceira idade. Entre eles estão a atividade física, a ingestão de líquidos, o acompanhamento por meio de check-ups periódicos para prevenir doenças cardiovasculares, entre outros.

Dra. Allana Tobita

“O fortalecimento da musculatura das pernas auxilia na ejeção do fluxo sanguíneo e a ingestão de líquidos melhora a fluidez do sangue nas veias. Já a meia de compressão pode ser uma boa opção para momentos de repouso prolongados, pois ajuda a ativar a circulação, conforme orientação médica. É importante ressaltar que não se trata apenas de uma ação, mas um conjunto de fatores que ajudam a manter o sistema circulatório saudável”, explica Allana.

 

Comida que faz bem

A alimentação saudável, com poucas gorduras saturadas, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes também faz parte da receita para cuidar e prevenir doenças circulatórias na terceira idade.

“Frutas vermelhas, oleaginosas e fibras ajudam na proteção dos vasos sanguíneos, evitam o acúmulo de gordura e o entupimento das veias. Estes alimentos promovem diversos benefícios conforme a necessidade de cada paciente”, comenta.

 

Cuidado com a mente e o sono

 

Allana também traz como recomendação a necessidade do sono saudável e o controle do estresse. Ambos têm impacto direto no metabolismo e precisam de atenção especial.

 

“O sono saudável permite que o organismo possa processar melhor os nutrientes e evita a ação de radicais livres, substâncias prejudiciais que aumentam o risco de doenças como a trombose e obstruções arteriais. Já o estresse pode levar a outras situações como a ansiedade, que por consequência afetam o sono e diversos aspectos da saúde. Por isso, uma abordagem multifatorial, que envolva aspectos físicos e psicológicos, pode promover benefícios ainda maiores para as pessoas”, finaliza.

Sobre as meias de compressão

As meias de compressão funcionam como uma “bomba da panturrilha”, e reforçam o mecanismo natural das pernas para bombear o sangue até o coração. Algumas meias como os modelos da SIGVARIS GROUP possuem uma tecnologia que auxilia no tratamento dos desconfortos causados por problemas de circulação, a exemplo de inchaços, dores, entre outros.

 

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA