Pesquisar
Close this search box.

TCE/RO

TCE e MPC criam canal para informar incidente de segurança cibernética

TCE/RO

Foi oficialmente criado e lançado o canal para informar incidentes de segurança cibernética, no âmbito do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas.

Para uso não só do público interno, mas de toda a sociedade, a ferramenta está disponível na plataforma Jira, por meio deste link: https://jiratcero.atlassian.net/servicedesk/customer/portal/1007.

A ação integra o Plano de Gestão 2024/2025 e busca tender o Programa Corporativo de Gestão da Segurança da Informação e Privacidade de Dados.

Nesse sentido, o novo canal é um mecanismo para detecção, análise, resposta e tratamento de incidentes cibernéticos.

É possível notificar desde o sistema que foi afetado até fazer uma breve descrição do que ocorreu. Todas as notificações ou mensagens recebem tratamento adequado após o processo de triagem e análise.

As ações desencadeadas pelas notificações têm como objetivo sanar os incidentes relatados ou restabelecer eventuais serviços comprometidos às condições normais de funcionamento.

O QUE É

Alguns exemplos de incidentes de segurança cibernética:

  • E-mails fraudulentos: recebimento de e-mails suspeitos, podendo conter anexos ou não.
  • Comportamento suspeito: comportamento suspeito na máquina (mouse mexendo sozinho, teclado digitando sozinho, arquivos sumindo, entre outros).
  • Site comprometido: descaracterização de algum portal do TCE-RO (ao acessar o portal, encontrou um conteúdo suspeito).
  • Acesso não autorizado: tentativa de acesso indevido à conta do servidor (tentativa de acesso à conta SEI ou à conta Microsoft, sem que tenha solicitado). Dispositivo perdido ou roubado: servidor perde seu laptop, celular ou outro dispositivo corporativo, que contém informações sensíveis.

Fonte:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TCE/RO

MPC-RO integra diretoria da Ampcon para o biênio 2025-2026

Publicados

em

O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) integrará a nova diretoria da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), no biênio 2025-2026.

A Procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira ocupará o cargo de diretora adjunta.

As eleições ocorreram, no último dia 12 de dezembro, com participação dos procuradores de todos os Ministérios Públicos de Contas (MPCs) do Brasil, em um processo democrático que definiu a nova composição da diretoria da Ampacon.

A Ampcon é responsável por congregar e representar os membros dos MPCs em nível nacional, promovendo o fortalecimento institucional, a troca de experiências e a defesa dos interesses do Ministério Público de Contas no sistema de controle externo.

A Procuradora Érika Saldanha será a diretora adjunta da Associação Nacional do Ministério Público de Contas

MPC-RO NA ATUAL DIRETORIA

O MPC de Rondônia já participa da atual diretoria da Ampcon. O Procurador Adilson Moreira de Medeiros é diretor adjunto da gestão, encabeçada pelo presidente, Procurador João Augusto Bandeira de Mello (MPC-SE).

Os avanços alcançados no atual mandato foram destacados pelo Procurador Adilson Moreira, enaltecendo o trabalho realizado pela atual diretoria.

Por sua vez, o presidente João Augusto se colocou à disposição para colaborar no processo de transição e, em seu discurso de despedida, expressou gratidão e confiança no futuro da associação.

A participação tanto do Procurador Adilson, na atual, como da Procuradora Érika Saldanha, na futura diretoria da Ampacon, reforça o compromisso do MPC-RO com a consolidação do sistema de controle externo e a promoção de boas práticas no âmbito da administração pública.

Confira a composição da nova Diretoria:

Vice-Presidente: Rodrigo Medeiros de Lima (MPTCU)
1ª Tesoureira: Cristina Andrade Melo (MPC-MG)
2º Tesoureiro: Enio Andrade Pimenta (MPC-AL)
1º Diretor Executivo: Daniel de Carvalho Guimarães (MPC-MG)
2º Diretor Executivo: Gabriel Guy Léger (MPC-PR)
Diretora Adjunta: Germana Galvão Cavalcanti Laureano (MPC-PE)
Diretora Adjunta: Érika Patrícia Saldanha de Oliveira (MPC-RO)
Diretora Adjunta: Maisa de Castro Sousa (MPC-GO)
Diretora Adjunta: Rachel Barbalho Ribeiro Silva (MPC-AP)
Diretor Adjunto: Stanley Botti Fernandes (MPC-PA).

Fonte:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA