Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Terceira noite da “Operação Urgência” reforça medidas contra aglomeração para desacelerar o contágio do coronavírus

Polícia

Com intuito de evitar aglomerações de pessoas e a proliferação do coronavírus, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) tem mantido todo o trabalho de fiscalização para garantir o cumprimento do decreto nº 25.940, de 30 de março de 2021, em meio ao aumento de casos de Covid-19. Na noite sábado, mais uma ação da “Operação Urgência” foi desencadeada em Porto Velho, chegando ao total de 40 etapas desde o início das ações de fiscalizações, em dezembro de 2020.

Conforme afirmado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Gilvander Gregório de Lima, as fiscalizações têm o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus para, consequentemente, frear o alto índice de pessoas contaminadas  pela Covid-19, o que reflete diretamente na superlotação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

 

Para o coronel Gregório, o momento deve ser de conscientização por parte de todos para que a Saúde possa normalizar. Na visão do comandante do Corpo de Bombeiros, as fiscalizações que vêm sendo desencadeadas desde dezembro de 2020 começaram a surtir efeito, com grande parte da população respeitando verdadeiramente à medidas sanitárias e o distanciamento restritivo.

Porém, explica o comandante, há um grande número de pessoas, mais precisamente os jovens, que ainda insistem em se arriscar participando de festas clandestinas e aglomerações. “O grande desafio da fiscalização continuam sendo as aglomerações em espaços públicos, bem como as festas clandestinas  que continuam acontecendo na cidade”, lamentou.

Na noite de sábado se completou 40 edições de fiscalização em Porto Velho. Ao todo, já foram desenvolvidas as operações denominadas “Fase 3”; “3ª Onda”; “Decreto”; Consciência”; “Restrição”; “Alerta”;  “Emergência” e a atual: Urgência.

“Atualmente, estamos com 6.390 intervenções, somadas todas as ações das operações desencadeadas desde dezembro de 2020”, argumenta o comandante do Corpo de Bombeiros.

Todo o trabalho conta ainda com o apoio e participação ativa da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).

No sábado, tudo parecia que seria uma noite tranquila, com a maioria dos estabelecimentos comerciais cumprindo o que determina o decreto governamental. Mas, como tem acontecido em outras edições anteriores, alguns estabelecimentos ainda tentam burlar as ações do Corpo de Bombeiros e optam por manter as portas abertas para venda de bebida alcoólica em desacordo com às normas estabelecidas no ato normativo.

Na zona Leste da Capital, por exemplo, existe um bar que já recebeu inúmeras visitas e notificações. Isto é algo que confronta a todos os membros das equipes montadas pelo Corpo de Bombeiros. Neste mesmo bar, pelo menos 15 jovens consumiam bebida alcoólica e, ao mesmo tempo, tornando-se alvos fáceis para que pudessem ser contaminados pelo coronavírus.

Conforme balanço final das ações desenvolvidas na noite deste sábado durante a Operação, os números foram:

Total de estabelecimentos visitados  – 45

De acordo com o decreto                     – 31

Orientação                                             –    6

TCO                                                         –    4

Notificado                                              –     1

autuado                                                  –      1

Interditado                                             –     1

vistoria/regular                                     –    4

Aglomerado                                            –    2

Em condições de funcionamento       –    2

Intervenções                                           –  52

Confira a galeria de imagens

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA

Publicados

em

A 10ª edição da Operação Força Total, idealizada pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), segue sendo executada nos dias 19 e 20 de dezembro, com foco na prevenção qualificada contra o crime. A operação utiliza abordagens estratégicas, barreiras de trânsito e policiamento ostensivo para garantir maior segurança à população.

Na tarde de quinta-feira, 19, uma barreira policial montada na Rodovia Estadual RO-135 próximo ao distrito de Nova Londrina, resultou na prisão de um suspeito de roubo e na apreensão de armas e objetos roubados. Durante o comando de abordagem, os policiais perceberam a aproximação de um veículo Fiat Argo, cujo motorista realizou uma frenagem brusca ao receber a ordem de parada.

O comportamento chamou a atenção dos militares, e logo em seguida, três indivíduos armados desembarcaram do veículo e fugiram em direção a uma área de mata. O motorista também tentou fugir, mas foi rapidamente contido pela equipe policial. Durante inspeção no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 e uma carabina calibre 24.

Após a abordagem, os militares foram informados que o condutor do veículo estava envolvido em um roubo ocorrido minutos antes em uma propriedade rural na região. As vítimas relataram ter sido torturadas pelos criminosos, que exigiam informações sobre dinheiro na residência. Itens como roupas, kits de higiene pessoal e outros pertences, encontrados no veículo, foram reconhecidos pelas vítimas como sendo de sua propriedade.

A ação contou com o apoio de equipes da PETRAN, Força Tática, Canil, PATAMO, BOPE e policiais civis, que cercaram a área de mata em busca dos três fugitivos. Apesar dos esforços, os indivíduos ainda não foram localizados.

Com base no reconhecimento das vítimas e nas evidências coletadas, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de roubo. A Polícia Militar continua intensificando o patrulhamento na região para localizar os demais suspeitos e reforçar a segurança da população.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos canais oficiais da corporação.

Texto: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM | 2º sargento PM Soares

Fonte e fotos: Boletim de Ocorrência Policial

Fonte: PM RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA