TJ RO
TJRO amplia instalação de placas solares e se aproxima da autonomia energética
TJ RO
Premiado nacionalmente por iniciativas sustentáveis, como o Prêmio Juízo Verde, do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário de Rondônia investe cada vez mais em sustentabilidade. A geração de energia solar para atender os prédios da Justiça em 23 comarcas evidencia essa preocupação. Pouco mais de um ano após dar início à instalação e execução de usinas fotovoltaicas, o Tribunal de Justiça de Rondônia deve alcançar até dezembro, a capacidade de produzir energia suficiente para atender todos os prédios da instituição, garantindo economia com contas de energia, além do benefício ao meio ambiente, já que é considerada energia limpa.
Para viabilizar o projeto, o TJRO investiu 22 milhões de reais para instalar as usinas fotovoltaicas em todo o Estado. Dois fóruns que ainda estão em construção, Vilhena e Rolim de Moura também contarão com o sistema. O secretário-geral do TJRO, juiz Rinaldo Forti explica que antes da instalação das placas solares, o custo médio anual com contas de energia elétrica no Poder Judiciário era em torno de 5 milhões de reais. Com a geração de energia esse valor vem caindo significativamente com o início das operações.
Com o investimento, o TJRO poderá ser a primeira instituição de grande porte da Região Norte a se tornar autossuficiente em energia elétrica. “Isso significa que além de gerar energia limpa, nós deixaremos de gastar cerca de 5 milhões de reais por ano em contas energia”, pontuou. Mesmo em prédios onde não foi possível instalar as placas, serão beneficiados pela economia. “Cada localidade vai injetar energia pelos painéis gerados na rede. A partir disso, a Energisa vê quanto cada uma contribuiu e quanto nós gastamos, e é feita a compensação”, explicou o secretário.
Somente em Porto Velho, estão em funcionamento cinco usinas fotovoltaicas, no Edifício Sede, Anexo Administrativo, Secretaria de Gestão de Pessoas, Centro de Apoio Logístico e Escola Magistratura. No interior do Estado, outras 12 usinas foram instaladas e estão em funcionamento em Guajará Mirim, Machadinho do Oeste, Buritis, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Espigão do Oeste, São Miguel do Guaporé, Costa Marques, Santa Luzia, Cerejeiras e Colorado do Oeste. O investimento feito pelo Judiciário deverá ser revertido em um prazo de cinco anos. Algumas comarcas, como por exemplo, Alvorada Do Oeste, a conta de energia caiu de 4,7 mil reais em janeiro, para 168 reais em julho, evidenciando os benefícios do projeto.
A adequação de planos, programas, projetos e processos do TJRO às unidades administrativas do TJRO atende a Resolução 143 de 2021, que instituiu a Política de Sustentabilidade no Judiciário rondoniense. O documento reafirma o compromisso de atuar de forma socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável, pautado na transparência e na boa governança.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO
Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense.
A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou.
Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Sobre a medalha
A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.
Assista a solenidade
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE