Pesquisar
Close this search box.

TJ RO

TJRO promove ações de integração entre os núcleos de acessibilidade e psicossocial

TJ RO

A fotografia mostra várias pessoas em uma sala posando para a câmera que está fotografando

                                                                                                                                                 ( Reunião, Nups e Nages)

A reunião foi realizada no Fórum Geral César Montenegro

Na reunião mensal do Núcleo Psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude, na qual assistentes sociais e psicólogos da equipe se aprimoram e ajustam questões administrativas ligadas às funções, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental – Nages participou para abordar sobre a pauta da acessibilidade e inclusão no Tribunal de Justiça de Rondônia. 

No encontro, realizado no Fórum Geral de Porto Velho, no mês de julho, foram abordados ações e projetos e os desafios a serem superados na gestão de inclusão e acessibilidade, além do papel dos agentes que estão relacionados à promoção da inclusão e eliminação de barreiras, principalmente as que prejudiquem a participação social de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e nos serviços prestados à população.

O Nages apresentou proposta de implementação de acessibilidade em Libras como: A contratação da Empresa especializada em Libras para audiências e vídeos institucionais, o Cadastro de Auxiliares da Justiça – Cenajus e o projeto Plantação em Libras.

A coordenadora do Nages, Maiara Moraes, destacou que ações de integração como esta ajudam o TJRO a trabalhar de forma harmônica melhorando ainda mais a performance na área, ainda tão carente de adequações. Psicólogos e assistentes sociais do Nups lidam diariamente com um público heterogêneo, que pode apresentar vulnerabilidades. Desta forma, segundo ela, todo processo de atendimento requer atenção redobrada e humanizada, pois, em muitos casos, “a Justiça é a última fagulha de esperança para essas pessoas que precisam muito mais que cumprimento de protocolos, precisam ser acolhidas”, pontuou.a foto mostra varias pessoas em uma sala de reunião  sentadas em volta de uma mesa, conversando

Nesse sentido,  o Nages aceitou o convite para uma participação na reunião, visto que também é obrigação institucional a atenção a grupos minoritários.  “Assim, alinhamos ações e o aprendizado tanto para o Nages quanto para o Nups, a fim de contribuir para um Tribunal mais humano e que prima pela equidade no trato com seus jurisdicionados.” concluiu Maiara.  

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

TJ do Amazonas concede medalha do mérito ao presidente do TJRO

Publicados

em

54215181103 3a0642ff0f c 1

Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas marcou, nesta quinta-feira, 19, a outorga de medalhas e diplomas do mérito do Estado do Amazonas a membros do Poder Judiciário e autoridades de diversos segmentos. O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho foi um dos homenageados com a honraria amazonense. 

A outorga ao presidente do TJRO se deu por reconhecimento de seus méritos reconhecidos pelo Conselho de Medalhas do Tribunal de Justiça do Amazonas. A medalha foi entregue pela desembargadora presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge, que destacou a contribuição de todos os homenageados à Justiça. “Que essa medalha seja, além de uma distinção pessoal, um estímulo para que continuem a exercer suas funções com excelência”, desejou. 

 destaque medalhaTJAM 2024 1

Além do presidente do TJRO, a honraria, no Grau “Grande Mérito” foi concedida ao Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Flávio Dino de Castro e Costa (que foi representado no evento pela juíza Lidia de Abreu Carvalho); ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos Alberto França; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ao presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior; ao Procurador-Geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo; à vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, desembargadora Maria Erotildes Kneip; ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Maranhão, desembargador José Ribamar Froz Sobrinho; à ministra Eliana Calmon Alves (representada pela juiza Lidia de Abreu Carvalho); à presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini; ; e ao Arcebispo Metropolitano de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Sobre a medalha

A condecoração foi criada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e se constitui na mais alta distinção honorífica da Corte, com a finalidade de laurear Membros da Magistratura que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, cultura jurídica e produtividade, bem como as personalidades que tenham se distinguido pela notoriedade do saber jurídico e serviços relevantes prestados à Justiça Estadual.

Assista a solenidade

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA