Pesquisar
Close this search box.

Toninho Tavernar, compositor porto-velhense, vence o IV Festival Nova Geração do Samba Paraense

Toninho Tavernar, compositor porto-velhenese, venceu o IV Festival Nova Geração do Samba Paraense com a música “Homem de Fé”, composição sua e da paraense Brenda Moraes que também foi a intérprete do samba vencedor do festival.

O IV Festival Nova Geração do Samba Paraense foi realizado, na noite de sexta-feira, 23, dia de São Jorge – o padroeiro dos sambistas, em forma de live, no Teatro Municipal de Belém.

Foram inscritos 84 sambas e selecionados 16 para a disputa final. O samba de autoria de Toninho Tavernar e Branda Moraes venceu em três quesitos: Melhor música, Melhor intérprete e Aclamação popular.

Toninho Tavernar é um dos mais destacados compositor e cantor da última geração de sambistas rondonienses. É integrante da Ala de Compositores da Escola de Samba Asfaltão e do Projeto Samba Autoral.

Comemorando a tripla vitória do compositor rondoniense, o cronista, compositor popular e advogado, Antônio Serpa do Amaral – o Basinho, escreveu o seguinte texto:

“Com as bênçãos de Oxum, galho de arruda na mão e figa de Guiné no bolso, Toninho Tavernard consagrou-se o grande vencedor do Festival de Samba do Pará deste ano, trazendo para Rondônia a medalha de ouro conquistada em parceria com a cantora Brenda Moraes, que deu um verdadeiro show de interpretação na execução vocal de um samba metafísico cheio de espiritualidade transcendental do começo ao fim!

Chegar ao podium do Festival Nova Geração do Samba Paraense não foi brincadeira, não! Toninho e Brenda fizeram um amálgama qualitativo, uma grande soma de talentos individuais, unificando o sonho, a potência musical e arte de produzir artesanalmente um samba que encanta logo no primeiro frasal, cuja melodia parece advinda dos rincões de umbanda, como um canto invocando  os orixás no Terreiro Santa Bárbara!  Homem de Fé é o seu nome! Da melhor qualidade e do melhor colorido possível, a música do autor rondoniense teve que enfrentar 84 composições concorrentes, sobrepujando-as na manha, por meritocracia, com o molejo de quem chegou chegando, de quem encantou cantando e de quem conquistou conquistando os quesitos de Melhor Música, Melhor Intérprete e Melhor Aclamação Popular! O samba feitiço deixou todo mundo embasbacado com sua força expressional, seu expressivo ritmo contagiante, uma interpretação robusta e avassaladora na voz de Brenda, e uma letra simples mas ao mesmo tempo espiritualizada e super instigante!

Como advogado, o autor Toninho Tavernard deixou o racionalismo jurídico de lado, e quiçá assumindo sua mediunidade de babalorixá, passeou com a desenvoltura de um pai de santo pelo mundo encantado das crenças e crendices populares do sincretismo brasileiro, passando uma mensagem de alto astral, positividade e receitas místicas de bem-aventurança no mundo espiritual!  Assim, a massa do bolo do axé cresceu e se espalhou nos corações das pessoas no Pará, na Amazônia e no Brasil todo, fazendo com que a obra fosse triplamente premiada!

Quem sabe, sabe! Quem não sabe, tira o chapéu e bate palma, como nós estamos fazendo agora!  Parabéns, Toninho! Parabéns, Brenda!  Estamos todos muito orgulhosos de vocês!  Beijo no coração!!!”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esporte

Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu

Publicados

em

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste domingo, em partida válida pelo Campeonato Espanhol. Kylian Mbappé, Valverde, Rodrygo e Brahim Díaz brilharam com gols para os Merengues, enquanto Isaac Romero e Lukebakio descontaram para a equipe visitante. A ausência do brasileiro Vinicius Júnior, suspenso, não impediu o show madrilenho.

Com o triunfo, o Real Madrid ultrapassou o Barcelona e assumiu a vice-liderança de La Liga, somando 40 pontos em 18 jogos. O Sevilla, por sua vez, ocupa a 12ª posição, com 22 pontos.

A próxima partida do Real Madrid pelo Espanhol será contra o lanterna Valencia, fora de casa, no dia 3 de janeiro, às 17h (de Brasília). Já o Sevilla tem compromisso pela Copa da Espanha contra o Almería, também como visitante, no dia 4 de janeiro, às 13h30. O retorno do Sevilla a La Liga acontecerá no dia 11 de janeiro, contra o Valencia, às 17h.

Antes do apito inicial, uma cena emocionante: o estádio Santiago Bernabéu ovacionou Jesús Navas, que se aposentou dos gramados neste domingo. O ex-lateral coleciona títulos expressivos pela seleção espanhola, incluindo a Copa do Mundo de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2024.

Primeiro Tempo:

O Real Madrid abriu o placar aos 10 minutos com um golaço de Mbappé. Após jogada individual de Rodrygo, o francês recebeu a bola e, de fora da área, mandou um chute certeiro para o fundo das redes.

Aos 18, Lucas Vásquez quase ampliou após bela jogada de Bellingham, mas finalizou para fora.

Um minuto depois, Valverde marcou o segundo gol do Real Madrid, um golaço de fora da área após cobrança de escanteio curta.

Aos 33, Rodrygo recebeu de Lucas Vásquez dentro da área e finalizou com força, marcando o terceiro gol merengue. O Sevilla diminuiu aos 35, com gol de cabeça de Isaac Romero.

Segundo Tempo:

O Real Madrid ampliou logo no início da segunda etapa. Mbappé tabelou com Brahim Díaz, que, livre de marcação, finalizou sem dificuldades para marcar o quarto gol.

Aos 40 minutos, Lukebakio recebeu em profundidade e chutou no canto direito de Courtois, diminuindo para o Sevilla e fechando o placar em 4 a 2.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA