Pesquisar
Close this search box.

Eleições

Um coronel de barranco e outro de verdade tocam o terror na campanha em Rondônia

Eleições

Máquina do governo é usada para tentar prejudicar opositores e ajudar governistas.

Segundo fontes denúncias tanto na Justiça Eleitoral como no Ministério Público de Rondônia serão protocoladas.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, está agindo de forma muita parecida com a dos antigos coronéis de barranco, como eram chamados os seringalistas que faziam justiça com as próprias mãos, tomando o que queriam, na hora que bem entendiam, e formando currais eleitorais para eleger seus candidatos.

Elias Rezende passou por cima do Judiciário ao mandar que servidores do DER pegassem na rua uma máquina pavimentadora que estava sob a guarda da prefeitura de Porto Velho. Foi a Vale do Anari pedir votos para o candidato do governo e permite que o ex-residente do DER do Machadinho do Oeste, Edson Welten, use a estrutura do departamento para fazer campanha.

Edson Welten, candidato a prefeito, aparece com uma camisa onde consta a marca do DER em seu material de campanha. Uma afronta à Justiça Eleitoral e à inteligência do eleitor. Os antigos coronéis de barranco faziam o papel de juiz, oficial de justiça e polícia.

A máquina que Elias Rezende mandou retirar de Porto Velho está na RO-470, que liga Ouro Preto do Oeste a Vale do Paraíso. Lá, moradores agradecem ao diretor-geral do DER e ao governador Marcos Rocha pelo asfalto. Vale do Paraíso é próximo a Machadinho, onde o ex-residente é candidato.

Elias Rezende aparece em uma propaganda eleitoral feita no Facebook do candidato a prefeito de Vale do Anari, Afonso Freitas, que concorre à reeleição. Na postagem o candidato garante 100% de asfalto. A estrutura do governo Marcos Rocha está “visivelmente” sendo negociada por votos.

O trabalho desenvolvido pelo prefeito Afonso Freitas é reconhecido até pelos adversários, por isso sua campanha acabou sendo prejudicada pelo diretor-geral do DER.

Enquanto Elias Rezende age de forma muita parecida com a de um coronel de barranco, no comando do governo há um coronel de verdade, Marcos Rocha, que diz fazer parte da nova política. Acontece que as atitudes dele se parecem muito com a turma da velha política.

Aparentemente o coronel Marcos Rocha fecha os olhos para os desmandos dos subalternos, principalmente quando, aparentemente, lhe convém. Quando os beneficiados são os candidatos do governo.

Está nítido que a retirada da máquina pavimentadora de Porto Velho é para tentar desequilibrar essas eleições. O problema, para o governador, é que o tiro foi no pé. Se Marcos Rocha ou Elias Rezende forem à zona sul pedir votos para o candidato deles, verão o que a população está achando de tudo isso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA