Pesquisar
Close this search box.

Troca Letras

Vergonha Nacional: Veja o vídeo…Cadeirante denuncia candidato Breno Mendes por usar sua imagem indevidamente

Troca Letras

Câmeras constatam que o ônibus ficou 14 minutos parado, até que o candidato chegasse

Na manhã desta terça-feira (27) a concessionária de transporte coletivo de Porto Velho, JTP Transportes, mantenedora do Grupo COM, informou que realizou duas inspeções no ônibus 02.047, que circula na linha 213 (Presidente Roosevelt). A empresa, que começou a operar na capital este mês, relatou que nenhuma anormalidade foi detectada. O veículo foi mostrado em vídeo do candidato a prefeito Breno Mendes (Avante) aparentando problemas na rampa de acessibilidade a cadeirantes.

No vídeo que circula a partir do post do candidato, ele chega por “coincidência” no local quando um usuário portador de deficiência é abandonado em um abrigo de ônibus, depois que o veículo supostamente não conseguiu finalizar a descida do elevador. “Nos causou estranheza que o motorista não tenha conseguido operar o sistema. Ele recebeu treinamento inclusive para operar a alavanca de descida de forma manual em caso de problemas no controle remoto”, disse o presidente do Grupo COM, Paulo Henrique Wagner.

LEIA MAIS:
Breno Mendes é alvo de brincadeiras por ficar dizendo que vai tirar a Energisa de Porto Velho quando for prefeito

Esperou 14 minutos

Ao ter conhecimento do vídeo de Breno Mendes, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Coronel Nilton Kisner, solicitou as gravações das sete câmeras de segurança instaladas no veículo. As cenas capturadas mostram que o ônibus chegou na parada onde estava o cadeirante às 16h39 e só saiu às 16h53, ou seja, ficou aproximadamente 14 minutos parado.

 

LEIA MAIS:
E agora “fiscal do povo”, segundo o documento “Bebado deu tapas e chute” na ex-esposa.

 

O cadeirante Leudo de Andrade Dias procurou a empresa esta manhã que acionou a fiscal da Semtran, Adriana Rosa, para ouvir o usuário e presenciar os trabalhos de inspeção do ônibus. Ele disse que embora tenha sido deixado para trás pelo motorista, a rampa chegou a descer até o solo, mas em seguida foi acionada novamente. Em vídeo gravado pela técnica e servidora de carreira, com a autorização do uso de imagem, o cadeirante revela que: “Eu fui subir para ir pra vir pra minha casa. Aí chega o Breno. Eu não tinha visto. Chegou parou a carro lá atrás, ele e mais quatro, e começou a filmar. Depois me ofereceu carona e eu aceitei. À noite vi que ele tinha postado tudo na internet. Usou a minha imagem sem autorização. Eu vou atrás de um advogado para entrar na Justiça contra ele”, disse o usuário.

LEIA MAIS:
Justiça proíbe candidato do governador de continuar fazendo campanha em órgãos públicos

 

A empresa JTP Transportes vai usar as imagens capturadas por sete câmeras para dar início a procedimentos administrativos e judiciais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Troca Letras

Preocupante Fundação Getulio Vargas mostra que Rondônia é o segundo Estado que ficou mais pobre

Publicados

em

O contingente de pessoas com renda domiciliar per capita até R$ 497 mensais atingiu 31,65% da população Rondoniense, segundo o Mapa da Nova Pobreza, um estudo conduzido pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social). O Novo Mapa da Pobreza foi lançado nesta última semana de junho tendo como base dados de 2021.

Atualmente Rondônia ocupa a 15ª posição no ranking dos Estados.

Na avaliação por unidade da federação, entre 2019 e 2021, o maior avanço da pobreza se deu em Pernambuco (8,14 ponto percentual), seguido de Rondônia (6.31 ponto percentual) e do Espírito Santo (5,92 ponto percentual). Conforme o estudo, as únicas quedas de pobreza no período foram observadas em Tocantins (0,95 ponto percentual) e Piauí (0,03 ponto percentual).

No país são 62,9 milhões de brasileiros – cerca de 29,6% da população total -sobrevivendo com essa renda. Este número em 2021 corresponde 9,6 milhões a mais que em 2019, quase um Portugal de novos pobres surgidos ao longo da pandemia.

A pobreza nunca esteve tão alta no Brasil quanto em 2021, desde o começo da série histórica em 2012.

“Demonstramos neste trabalho que 2021 é ponto de máxima pobreza dessas series anuais para uma variedade de coletas amostrais, conceitos de renda, indicadores e linhas de pobreza testados”, diz o estudo, que traça um panorama anual a partir de 2012.

 

Além da medição da pobreza brasileira agregada e suas variantes, o Mapa deu especial atenção a composição geográfica da pobreza para localizar os estoques e os fluxos de pobreza no território brasileiro.

O Estado com menor taxa de pobreza em 2021 foi Santa Catarina (10,16%) e aquele com a maior proporção de pobres foi o Maranhão com 57,90%. “Lançamos mão de novas possibilidades de segmentar o país em 146 estratos espaciais: aquele com maior pobreza em 2021 é o Litoral e Baixada Maranhense com 72,59%, já a menor está no município de Florianópolis com 5,7%. Uma relação de 12,7 para um refletindo a conhecida desigualdade geográfica brasileira”, observa o estudo.

A mudança da pobreza de 2019 a 2021 por Unidade da Federação em pontos percentuais na pandemia, revela que o maior incremento se deu em Pernambuco (8,14 pontos percentuais), e as únicas quedas de pobreza no período foram observadas em Tocantins (0,95 pontos percentuais) e Piauí (0,03 pontos percentuais).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA