Pesquisar
Close this search box.

Eleições

Vinicius Miguel e professores se unem para construir propostas para a Educação

Eleições

Pré-candidato a governador pelo PSB, Vinicius se encontrou com professores e a presidente licenciada do SINTERO Léo Simão para construir propostas para a Educação de Rondônia

 

Professor com mais de 10 anos dedicados à vida docente e um currículo que coleciona experiências no IFRO (Instituto Federal de Rondônia), na UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e na rede particular de ensino superior, o pré-candidato a governador Vinicius Miguel (PSB) está totalmente comprometido com a agenda da Educação desde o início de sua trajetória profissional.

Com interesse de construir propostas que atendam as necessidades das escolas de Rondônia, Vinicius se encontrou com professores e a presidente licenciada do SINTERO Léo Simão para escutar o que eles têm a dizer e a sugerir para contribuir com a Educação no estado, que atualmente se encontra com altos índices de evasão escolar, falta de estrutura e desvalorização dos trabalhadores da educação.

“Vinicius Miguel sempre foi comprometido com a educação, pois sempre teve a educação como importante valor na construção de uma sociedade mais justa e próspera. Esse compromisso se confirma agora, quando coloca seu nome à disposição dos rondonienses para se candidatar a governador. Daremos todo o apoio na construção de pautas, discussões e projetos que tenham como objetivo a melhoria da qualidade da educação e valorização dos educadores”, afirmou Léo Simão, que também é professora e pré-candidata a deputada estadual pelo PT.

“A educação é caminho essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. Vinicius é a oportunidade que temos para valorizar a educação em Rondônia”, disse o ex-diretor do campus da UNIR de Ji-Paraná Gilberto Ribeiro, um dos professores que está contribuindo com propostas para a área de educação do plano de governo de Vinicius Miguel.

Entre as propostas, existem soluções voltadas para a educação no campo. Dos 52 municípios de Rondônia, 23 têm maioria da população vivendo no campo, onde o descaso, a falta de estrutura e precarização do transporte influenciam nos índices de reprovação e evasão escolar, que são maiores que nas escolas urbanas do estado.

Para Claudinei dos Santos, articulador político ligado aos movimentos sociais da luta camponesa, a construção de políticas para a educação no campo deve estar atrelada à concepção de campo das populações que lá vivem.

“Enquanto o agronegócio for a lógica hegemônica de se relacionar com a natureza, não teremos uma política de educação do campo eficiente e larga”, completou Claudinei, que além de contribuir com propostas para as escolas da zona rural também é orientador do processo de planejamento da pré-campanha de Vinicius Miguel.

Conheça algumas propostas voltadas para Educação que estão sendo discutidas entre Vinicius Miguel e os professores:

Educação Integral

Esta modalidade sugere muito mais do que simplesmente fazer o estudante permanecer mais tempo na escola. A ideia é desenvolver a criança e o adolescente em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Educação inclusiva

Com o objetivo de construir um ambiente educacional inclusivo, este tipo de ensino reconhece a diversidade na escola e, por conta disso, estabelece a igualdade de possibilidades e oportunidades para todos e todas.

Educação no campo

Para que seja transformadora, a educação no campo precisa levar em consideração a história, cultura, aspirações, sentimentos, capacidade produtiva e possibilidades de ação das populações que vivem na zona rural. Isso significa fortalecer a lógica camponesa de se relacionar com a terra, na busca por uma agricultura que tenha na agroecologia sua base produtiva, visando a soberania e segurança alimentar.

Gestão democrática

Este modelo de organização prioriza o coletivo e permite que todos os envolvidos na comunidade escolar – desde professores, gestores e alunos até pais e funcionários da escola – participem e opinem de maneira ativa nas decisões.

Círculos de Construção de Paz

É uma metodologia que promove encontros circulares com o objetivo de fortalecer os vínculos dentro do ambiente escolar, prevenir a violência a partir do diálogo, propagar a cultura da paz e reparar danos causados por situações violentas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA