Guajará-Mirim
ECONOMIA: Agência apontará potencial de investimentos, afirma Prefeito
Guajará-Mirim
Agropecuária certamente será um forte indicador para fortalecer municípios
O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, disse nesta manhã (8) ter todo o interesse na identificação e na implantação de políticas de incentivo ao desenvolvimento na região, que inclui, além da capital, os municípios de Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Vila Nova do Mamoré e Candeias do Jamari.
Dr Hildon participou de reunião sobre “Soluções Integradas para sua Organização”, realizada por Sebrae e Federação das Indústrias de Rondônia, ocorrida na sede do Sebrae, num evento que reuniu também os prefeitos das demais cidades.
Ao observar que nos municípios os desafios e problemas são parecidos, o prefeito portovelhense afirmou a necessidade do esforço de cada prefeito “para encontrar oportunidades nas adversidades, que exigem criatividade”. Segundo dr Hildon, as políticas implantadas por um ou outro município têm reflexo nos demais que praticamente formam a grande Porto Velho.
O prefeito falou da implantação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Porto Velho, que identificará, num trabalho conjunto com a Fiero e Sebrae, as oportunidades de investimentos do município. “Teremos um indicativo de como e onde se investir, considerando-se que Porto Velho importa 80% de seu consumo. Fortalecendo nossos vizinhos e distritos, fortalecemos aqui também”.
“A Prefeitura deve ser o motor do desenvolvimento e não do atraso. Vamos incentivar o investimento em obras para gerar riqueza com mais eficiência”, disse dr Hildon, ao destacar também a importância de Fiero e Sebrae na capacitação dos empresários. A capacitação sempre é bem-vinda, assim como o interesse de aprender”.
O prefeito disse que, independentemente de estudos ou pesquisas, “deve-se considerar seguramente a agropecuária como principal caminho do crescimento. Porto Velho possui o maior mercado do Estado. Aqui consumimos tudo o que os demais municípios produzem”, observou.
Texto e fotos: Comdecom
Guajará-Mirim
FESTIVAL E CULTURA: Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional
O Duelo na Fronteira, promovido pelo governo de Rondônia, tem se consolidado como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região, trazendo impacto direto na economia local. Durante os dias do festival, Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no fluxo de visitantes, gerando renda, emprego e oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do impacto econômico imediato, o evento contribui para fortalecer a imagem da região como um destino turístico atrativo, incentivando investimentos e parcerias a longo prazo. “O sucesso do festival Duelo na Fronteira é prova de como a cultura e o turismo podem ser poderosas ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou.
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Os hotéis da cidade estão com lotação máxima, enquanto moradores aproveitam a alta demanda para alugar casas e quartos. “Desde o anúncio do festival, todos os nossos quartos foram reservados. Muitos clientes, inclusive, começaram a nos procurar meses antes para garantir hospedagem”, afirmou João Silva, gerente de um dos principais hotéis da cidade.
O setor gastronômico também colhe frutos. Restaurantes, lanchonetes e food trucks tiveram aumento no movimento. “Nunca vendemos tanto em tão pouco tempo! É uma oportunidade única para mostrar o que Guajará-Mirim tem de melhor e fidelizar clientes”, disse Maria Fernanda, proprietária de uma tradicional lanchonete local.
O festival projeta, ainda, o mercado informal. Artesãos, vendedores ambulantes e taxistas relataram um crescimento no faturamento. “Montei uma barraca no festival e vendi tudo no primeiro dia. E já corri para repor o estoque”, frisou Ana Paula, artesã que trabalha com artigos em couro e madeira.
EMPREENDEDORISMO
Outro destaque da programação é a Feira do Empreendedor, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Com uma estrutura moderna e planejada, a Feira tem sido um ponto estratégico para pequenos empreendedores divulgarem produtos e serviços para centenas de visitantes do evento. “A missão é oferecer oportunidades aos empreendedores locais expandirem os negócios. O evento é uma vitrine para o talento e a criatividade da região”, destacou o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, o festival é um exemplo de como o investimento em cultura traz benefícios amplos à sociedade. “O Duelo na Fronteira vai além do entretenimento, movimenta toda a cadeia produtiva, desde o turismo até o comércio local, além de gerar emprego e renda para população. Eventos como esse, mostram que a cultura é uma força econômica poderosa e que devemos continuar fortalecendo essas iniciativas”, destacou.
O festival celebra a diversidade cultural da região, e também reforça a importância de iniciativas que promovam a integração entre cultura e economia, beneficiando toda a comunidade. A união entre as ações da Sejucel e Sedec consolida o evento como um modelo de fomento econômico e desenvolvimento local.
Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia
-
Polícia6 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE