Pesquisar
Close this search box.

Guajará-Mirim

Em Guajará-Mirim, mais de 4 mil doses de vacina contra Covid estragam

Guajará-Mirim

O caso será investigado pela Polícia Civil para constatar se a ação foi criminosa.

 

Uma interrupção no estabelecimento de energia elétrica no prédio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa), no município de Guajará-Mirim/RO, provocou a perda de mais de 4 mil doses de vacinas da CoronaVac e AstraZneca. Entre as doses havia também que era destinada para a Casa do Índio (Casaí) contra a Covid-19.

Policiais militares foram acionados na tarde deste domingo, 16, para atender uma ocorrência de tentativa de furto no Nuvepa, localizado a Avenida Dr. Lewerger, bairro 10 de Abril, onde funciona a rede de frios do município. No local a enfermeira responsável pela rede de frios informou que por volta de 15h30min recebeu a ligação de um vigilante perguntando se era normal o som vindo das câmaras frias e que não possuía energia elétrica no local. A responsável foi ao prédio e acionou um eletricista que constatou que a causa da falta de energia se deu porque alguém teria puxado a fiação principal do prédio que desligou o disjuntor central do local. A responsável afirmou que o eletricista ligou a chave principal e a energia retornou. Ela ao entrar na sala das câmaras frias encontrou água no chão e constatando que as câmaras estavam descongeladas e marcavam 22° C sendo que deveriam estar na média de 2,8° C negativos, estragando 4.200 doses de vacinas imunizantes contra a Covid, destas 453 doses eram destinadas para a Casaí, também ficam armazenadas além das vacinas, soros, insulina e vacina HN1.

A reportagem do jornal e site O Mamoré obteve informações que conforme outro Boletim de Ocorrência, o vigilante antecessor passou 24 horas de serviço e entregou o plantão para o chefe dos vigilantes por volta de 07h40, 40 minutos após o horário que deveria ter saído, ratificando que havia energia elétrica e estava tudo funcionando normalmente. A informação repassada pelo chefe dos vigilantes ao vigilante que assumiu o trabalho extra por volta de 13h50min era que a energia teria ido embora por volta de 10h, ele também perguntou ao responsável o porquê do barulho que vinha de uma sala quando soube que era das câmaras frias e não sabia se era normal o som, momento que o vigilante resolveu ligar para a responsável e perguntar, para sua surpresa testemunhou o trabalho do eletricista e ficou sabendo que alguém teria causado o desligamento do disjuntor principal do prédio e que a responsável encontrou água no chão das câmaras resultando no estrago de mais de 4 mil vacinas.

A Polícia Militar registrou a ocorrência e a Polícia Judiciária determinou a apuração dos fatos para averiguar se a causa foi criminosa, sendo realizada a perícia no prédio. Também o Sevic (Serviço de Vigilância, Investigação e Captura) assume as investigações do caso.

Fonte: O MAMORÉ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Guajará-Mirim

FESTIVAL E CULTURA: Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Publicados

em

O Duelo na Fronteira, promovido pelo governo de Rondônia, tem se consolidado como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região, trazendo impacto direto na economia local. Durante os dias do festival, Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no fluxo de visitantes, gerando renda, emprego e oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do impacto econômico imediato, o evento contribui para fortalecer a imagem da região como um destino turístico atrativo, incentivando investimentos e parcerias a longo prazo. “O sucesso do festival Duelo na Fronteira é prova de como a cultura e o turismo podem ser poderosas ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Os hotéis da cidade estão com lotação máxima, enquanto moradores aproveitam a alta demanda para alugar casas e quartos. “Desde o anúncio do festival, todos os nossos quartos foram reservados. Muitos clientes, inclusive, começaram a nos procurar meses antes para garantir hospedagem”, afirmou João Silva, gerente de um dos principais hotéis da cidade.

O setor gastronômico também colhe frutos. Restaurantes, lanchonetes e food trucks tiveram aumento no movimento. “Nunca vendemos tanto em tão pouco tempo! É uma oportunidade única para mostrar o que Guajará-Mirim tem de melhor e fidelizar clientes”, disse Maria Fernanda, proprietária de uma tradicional lanchonete local.

O festival projeta, ainda, o mercado informal. Artesãos, vendedores ambulantes e taxistas relataram um crescimento no faturamento. “Montei uma barraca no festival e vendi tudo no primeiro dia. E já corri para repor o estoque”, frisou Ana Paula, artesã que trabalha com artigos em couro e madeira.

EMPREENDEDORISMO 

Outro destaque da programação é a Feira do Empreendedor, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Com uma estrutura moderna e planejada, a Feira tem sido um ponto estratégico para pequenos empreendedores divulgarem produtos e serviços para centenas de visitantes do evento. “A missão é oferecer oportunidades aos empreendedores locais expandirem os negócios. O evento é uma vitrine para o talento e a criatividade da região”, destacou o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, o festival é um exemplo de como o investimento em cultura traz benefícios amplos à sociedade. “O Duelo na Fronteira vai além do entretenimento, movimenta toda a cadeia produtiva, desde o turismo até o comércio local, além de gerar emprego e renda para população. Eventos como esse, mostram que a cultura é uma força econômica poderosa e que devemos continuar fortalecendo essas iniciativas”, destacou.

O festival celebra a diversidade cultural da região, e também reforça a importância de iniciativas que promovam a integração entre cultura e economia, beneficiando toda a comunidade. A união entre as ações da Sejucel e Sedec consolida o evento como um modelo de fomento econômico e desenvolvimento local.

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA