Pesquisar
Close this search box.

Guajará-Mirim

Modernização de subestações melhora energia para 117 mil clientes em Rondônia

Guajará-Mirim

R$ 9 milhões investidos em tecnologia de proteção e controle remoto de seis subestações em 2020

Esse ano, as subestações do bairro Areal, em Porto Velho, e Vilhena passarão pelo mesmo processo

Mais de R$ 9 milhões foram investidos na modernização das subestações de energia de Alphaville, em Porto Velho, Jaru, Rolim de Moura, Colorado, Guajará-Mirim e São Miguel e beneficiou cerca de 117 mil clientes dessas localidades. Em Colorado, por exemplo, a frequência do fornecimento melhorou mais de 80% na primeira quinzena de janeiro de 2021, se comparado com o mesmo período do ano anterior, apesar das chuvas intensas que atingiram a região. Parte do resultado é fruto do processo de atualização de equipamentos com a instalação de sistemas de proteção, controle e supervisão nas subestações.

“Os equipamentos transmitem informações precisas que auxiliam na tomada de decisão mais assertiva, diminuindo o tempo de resposta diante de ocorrência nas redes de distribuição e nas linhas de transmissão”, explica o coordenador de manutenção de linhas de alta tensão, Henrique Rodovalho, lembrando que, esse ano, as subestações do bairro Areal, em Porto Velho, e Vilhena passarão pelo mesmo processo.

Segundo ele, o sistema instalado é de última geração. Contempla painéis de controle, sistema de telecom via satélite e relés de proteção que indicam até mesmo em qual ponto do sistema elétrico aconteceu a falha. “Temos linhas de transmissão extensas, com até 130 km de comprimento. Imagine como era difícil fazer a inspeção de forma visual, muitas vezes durante a noite. Agora as subestações foram modernizadas, temos tudo ali na tela do computador do operador que acompanha tudo a distância”, salientou Rodovalho.

Dependendo do tipo de ocorrência, um operador pode apertar apenas algumas teclas diretamente do Centro de Operações Integrado (COI), em Porto Velho, e adequar o funcionamento para moradores em Colorado do Oeste, a 760 km da capital. “Esse município é um bom exemplo. Tivemos uma melhora expressiva e que aumenta a confiabilidade do cliente nos substanciais investimentos da Energisa no estado. Uma ocorrência que antes levava pelo menos 40 minutos, devido ao deslocamento, agora é resolvida em alguns segundos pelo operador”, frisou.

De acordo com a concessionária, os casos registrados de falta de energia nesses municípios tiveram relação com a temporada de chuvas no estado, marcada com a aumento de raios e de galhos de árvores caídos na rede. “Reduzir casos de reincidência é uma das nossas metas em 2021 e a automação é uma medida importante para isso. Já identificamos os pontos mais vulneráveis da rede e estamos atuando neles com manutenções preventivas programadas”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Guajará-Mirim

FESTIVAL E CULTURA: Cultura e oportunidade de negócios, festival Duelo na Fronteira movimenta economia regional

Publicados

em

O Duelo na Fronteira, promovido pelo governo de Rondônia, tem se consolidado como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região, trazendo impacto direto na economia local. Durante os dias do festival, Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no fluxo de visitantes, gerando renda, emprego e oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, além do impacto econômico imediato, o evento contribui para fortalecer a imagem da região como um destino turístico atrativo, incentivando investimentos e parcerias a longo prazo. “O sucesso do festival Duelo na Fronteira é prova de como a cultura e o turismo podem ser poderosas ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável”, ressaltou.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Os hotéis da cidade estão com lotação máxima, enquanto moradores aproveitam a alta demanda para alugar casas e quartos. “Desde o anúncio do festival, todos os nossos quartos foram reservados. Muitos clientes, inclusive, começaram a nos procurar meses antes para garantir hospedagem”, afirmou João Silva, gerente de um dos principais hotéis da cidade.

O setor gastronômico também colhe frutos. Restaurantes, lanchonetes e food trucks tiveram aumento no movimento. “Nunca vendemos tanto em tão pouco tempo! É uma oportunidade única para mostrar o que Guajará-Mirim tem de melhor e fidelizar clientes”, disse Maria Fernanda, proprietária de uma tradicional lanchonete local.

O festival projeta, ainda, o mercado informal. Artesãos, vendedores ambulantes e taxistas relataram um crescimento no faturamento. “Montei uma barraca no festival e vendi tudo no primeiro dia. E já corri para repor o estoque”, frisou Ana Paula, artesã que trabalha com artigos em couro e madeira.

EMPREENDEDORISMO 

Outro destaque da programação é a Feira do Empreendedor, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Com uma estrutura moderna e planejada, a Feira tem sido um ponto estratégico para pequenos empreendedores divulgarem produtos e serviços para centenas de visitantes do evento. “A missão é oferecer oportunidades aos empreendedores locais expandirem os negócios. O evento é uma vitrine para o talento e a criatividade da região”, destacou o secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, o festival é um exemplo de como o investimento em cultura traz benefícios amplos à sociedade. “O Duelo na Fronteira vai além do entretenimento, movimenta toda a cadeia produtiva, desde o turismo até o comércio local, além de gerar emprego e renda para população. Eventos como esse, mostram que a cultura é uma força econômica poderosa e que devemos continuar fortalecendo essas iniciativas”, destacou.

O festival celebra a diversidade cultural da região, e também reforça a importância de iniciativas que promovam a integração entre cultura e economia, beneficiando toda a comunidade. A união entre as ações da Sejucel e Sedec consolida o evento como um modelo de fomento econômico e desenvolvimento local.

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA