Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Quatro dicas para harmonizar macarrão com vinhos

CULINÁRIA

 

No Dia do Macarrão, confira as dicas de Domenique Soler Rodrigues, da Wine, para um explosão de aromas e sabores na companhia da sua receita predileta 

 

 

O dia 25 de outubro é marcado pela celebração a um prato muito amado e conhecido, que encanta aos brasileiros pela praticidade e inúmeras possibilidades de combinações. É o Dia do Macarrão, instituído em 1995 em Roma, com objetivo de difundir o consumo do prato.

Embora o macarrão tenha se popularizado no mundo pelos italianos, sua origem histórica é incerta e datada anteriormente. Há pesquisas que associam sua origem aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C e outras apontam que se trata de uma iguaria criada pelos chineses.

No Brasil, o macarrão está incorporado à nossa rotina alimentar, com diferentes formatos de massas e diversos molhos, que permitem criar verdadeiras experiências únicas. “Cada receita requer uma harmonização com um vinho especial para que possa abrilhantar ainda mais a refeição e trazer uma explosão de aromas e sabores”, explica Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

Conheça a seguir algumas opções para harmonizar receitas de macarrão com vinhos.

1 – Macarrão ao molho branco e camarões

Para acompanhar a combinação de camarões e molho branco, a pedida certa é um vinho rosé  frutado, bem refrescante e com a acidez na medida certa. Para essa harmonização, a indicação é o Insaciable D.O.Ca Rioja Garnacha 2021. Jovem, com corpo leve para médio e uma acidez vibrante, esse rótulo espanhol elaborado com a uva garnacha vai ganhar seu coração.

https://www.wine.com.br/vinhos/insaciable-d-o-ca-rioja-garnacha-2021/prod28271.html

2 – Macarrão com almôndegas 

Para esta versão queridinha dos brasileiros, que leva molho de tomate e proteína da carne moída, a recomendação é um exemplar de vinho tinto como italiano Fantinel Borgo Tesis D.O.C. Friuli Refosco dal Peduncolo Rosso 2019, que possui a estrutura ideal para equilibrar a acidez do molho de tomate e intensificar os sabores do prato. Mamma- Mia!

https://www.wine.com.br/vinhos/fantinel-borgo-tesis-d-o-c-friuli-refosco-dal-peduncolo-rosso-2019/prod25643.html

3 – Macarrão ao molho de 4 queijos 

Para a harmonização perfeita deste prato, o ideal é um vinho branco com uma acidez marcante, com potencial para limpar o paladar da gordura do queijo e trazer ainda mais vida ao momento. Uma sugestão é o argentino Chac Chac Reserva Chardonnay 2021, elaborado a partir da uva Chardonnay.

https://www.wine.com.br/vinhos/chac-chac-reserva-chardonnay-2021/prod28765.html

4 – Macarrão ao pesto com tomate cereja e muçarela de búfala

Por último e não menos importante, vale apostar numa receita diferente, leve e muito saborosa com especiarias, tomate e muçarela de búfala. Para acompanhar essa combinação de sabores, vale apostar em um espumante leve como o chileno Espumante U By Undurraga D.O. Valle Central Brut, que com seus toques cítricos, acidez e frescor deixarão a ocasião ainda mais incrível.
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-u-by-undurraga-d-o-valle-central-brut/prod29344.html

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULINÁRIA

Antepasto da Terezinha

Publicados

em

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Corte os pimentões, as berinjelas a cebola em tirinhas bem fininhas.
  2. Tempere com orégano a gosto, adicione as azeitonas  e os demais ingredientes, misture bem.
  3. Leve ao forno por 30 minutos mexendo a cada 10 minutos
  4. Quando finalizar o processo azeite a gosto.

Dicas do Cheff

  1.  As berinjelas são colocadas de molho com duas colheres de sal por 15 minutos depois escorre bem.
  2. Conte-nos como ficou sua receita, poste fotos, marque e siga-nos no instagram use a #ReceitasMeuSabor.

Fonte: Meu Sabor

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA